Topo

Tênis é das atividades mais seguras e benéficas diante da pandemia do COVID-19

08/05/2021 16h56


Na última semana, as academias de tênis e atividades esportivas puderam voltar a funcionar após o período de confinamento realizado pelo Governo do Estado de São Paulo visando a diminuição dos casos de COVID-19 e internações.

Haroldo Yoshio Omaki, coordenador Geral de Condicionamento Físico da Equipe Carlos Omaki Tênis, de São Paulo, que cuida de 500 atletas na Academia Paulistana de Tênis, Club Athlético Paulistano e Tênis Clube Paulista, comentou em artigo sobre a importância da prática do esporte e também para reforço da imunidade como proteção para a doença.

"Já se sabe que a prática regular de atividade física, moderada, pode ser uma grande aliada no fortalecimento do seu sistema imunológico, de acordo com pesquisas da Universidade de Bath, Inglaterra, e essa é uma grata constatação em tempos de SARSCoV-2 / COVID 19.

É também de amplo conhecimento que pessoas fisicamente ativas têm menor probabilidade de desenvolver patologias como diabetes, obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares e outras patologias, as chamadas comorbidades, que tornam seus portadores um grupo de alto risco para o contágio e evolução para as formas graves da doença. Também de grande importância para a prevenção dos males da mente (depressão, ansiedade e demência) que podem surgir com o isolamento social. Além dos trinta minutos diários de atividade física preconizada por organismos como OPAS (Organização Pan-americana de Saúde) / OMS (Organização Mundial de Saúde), devemos nos preocupar com uma alimentação saudável e balanceada, tanto em quantidade como em qualidade, com um sono regular e reparador em horários adequados, para a manutenção da boa capacidade funcional do sistema imune.

Dentre as atividades aconselhadas como seguras vou focar o tênis, por motivos óbvios, de acordo com Hollmann e Hettinger "representa uma mistura heterogênea de solicitações de resistência local e geral, de coordenação, de técnica, de força, velocidade e flexibilidade, aliada a altas solicitações de concentração", ou seja, uma modalidade bastante abrangente e que afeta positivamente todo o organismo durante sua prática. Também foi considerada modalidade esportiva com baixo risco de contágio, para não dizer com o menor, segundo tabela publicada pela Texas Medical Association."



Treinamento deve ter acompanhamento médico

"Segundo o informe sobre exercício físico e Coronavírus (Covid-19) da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, de evidências que as atividades físicas de alta intensidade e performance provocam como resposta uma descarga de catecolaminas (adrenalina e noradrenalina) que se comportam como elemento imunossupressor, além de corticosteróides, como o cortisol hormônio liberado pelas suprarrenais, que também podem suprimir momentaneamente sua resposta imunológica. Dessa forma, principalmente para aqueles que praticam o esporte de forma competitiva é fundamental que o façam sob a orientação de profissionais experientes que conduzam a preparação técnica e a preparação física adequadamente, evitando assim, o perigo do overtraining para o atleta/aluno e suas terríveis consequências sobre o sistema imune. Neste momento estar com o sistema imunológico em ótimas condições é tudo o que se quer e se precisa, até que a vacina chegue aos braços de todos. Não podemos nos esquecer das medidas de autocuidado e cuidado para com o próximo, mais eficazes até aqui: manter distanciamento, evitar aglomerações, usar corretamente a máscara, sempre lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel e higienizar frequentemente seu material esportivo. Não podemos nos descuidar dentro e principalmente fora das quadras, se não de nada adiantará todas as precauções tomadas durante os treinamentos para manter-se seguro, saudável e ativo praticando seu esporte."

Sobre Haroldo Yoshio Omaki

Haroldo Yoshio Omaki tem Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade de Mogi das Cruzes, com especialização em Metodologia do Treinamento Desportivo pela mesma universidade. Especialista em Cuidados Integrativos pela UNIFESP e Formado em Hata Yoga pela Nazaré Uniluz. É também terapeuta reikiano do sistema USUI SHIKI RYOHO.

Paralelamente desenvolveu uma carreira como atleta por mais de 20 anos em provas de longa distância, como triatlhon, travessias em águas abertas e corridas de rua. Em sua trajetória atuou em diversas áreas de ensino para diferentes faixas etárias, como natação competitiva e natação preventiva para idosos, educação física escolar, treinamento personalizado e preparador físico de tenistas infanto-juvenis e profissionais.

Há quase 30 anos integra a equipe COT (Carlos Omaki Tennis), uma das mais conceituadas no desenvolvimento, aperfeiçoamento e gerenciamento da carreira de tenistas, onde desenvolveu um treinamento próprio para condicionamento físico dos tenistas, e atualmente coordena e orienta novos preparadores físicos para o esporte.

Divulgação