Topo

Supercopa da Espanha: cinco coisas que o Athletic Club pode fazer para surpreender o Barcelona na decisão

15/01/2021 18h43

Apesar dos problemas extracampo, o Barcelona - que ainda não sabe se poderá contar com Lionel Messi na grande decisão - foi para o único confronto entre as equipes até agora nesta temporada como favorito, aproveitando o mal momento do clube de Bilbao na LaLiga e venceu por 3 a 2 fora de casa. Ampliando para mais um ano o jejum do Athletic de não derrotar os Culés nos dois jogos de uma mesma temporada desde a longínqua 1987/1988.

Por outro lado, o clube basco emendou quatro jogos de invencibilidade entre 2018 e 2020, até eliminando o rival na Copa do Rei nesse período. Inclusive, em 2015, na última vez que disputou a Supercopa da Espanha, o Athletic saiu vencedor batendo justamente a equipe catalã. Algo que, mesmo com o favoritismo atual do Barça, pode voltar a acontecer se...

1 - O ATHLETIC DEIXAR A BOLA COM O BARCELONA

O clube de Bilbao não precisa de muita posse de bola para vencer suas partidas nas últimas temporadas. Foi assim nos últimos triunfos sobre o Barça, em 2019/2020 - com apenas 28% de posse no duelo da LaLiga e, em seguida, 32% na partida da Copa do Rei. Em ambas as ocasiões, eles se concentraram em limitar o espaço dado ao Barcelona e, em seguida, procuraram dar o 'golpe fatal' na outra extremidade sempre que tiveram a chance. Isso, sem falar que a posse também foi menor diante do Real Madrid, na vitória por 2 a 1 na última quinta-feira, que credenciou o clube à essa grande final.

2 - COMEÇAR COM UNAI NÚÑEZ

Unai Núñez já chegou a ser a terceira opção de defesa no Athletic, atuando em apenas 20 partidas na última temporada. Mas, é importante lembrar que o espanhol possui um ótimo retrospecto recente diante dos Blaugrana, estando presente justamente nas duas vitórias citadas acima - e atuando 90 minutos em ambas as ocasiões, roubando a cena em partes dos duelos. Isso, sem falar que ele é um jogador altamente versátil. Pode ser uma boa arma para parar o melhor ataque da LaLiga Santander desta temporada (37 gols em 18 partidas).

3 - LIONEL MESSI AUSENTE

Por falar no poderio ofensivo dos comandados de Ronald Koeman, se Messi não jogar... as chances do Athletic crescem. Afinal, o craque do Barcelona se lesionou no duelo contra o Granada e não atuou na última quarta-feira contra a Real Sociedad - seguindo, assim, como dúvida para a grande final do torneio.

E a ausência do argentino deve ser comemorada pelo lado basco por um simples motivo: quando Messi não balança as redes neste duelo, as chances da equipe de Bilbao somar um ponto, ou três, são substancialmente maiores - fazendo com que a porcentagem de vitórias do Barcelona caia de 81% para 47%. No total, Messi marcou 26 gols em 38 partidas contra o Athletic.

4 - LUTAR ATÉ O FIM

Se o Athletic tiver a chance de marcar em qualquer momento da partida, então, é claro, eles tentarão marcar. Mas uma lição clara dos encontros anteriores com o FC Barcelona é que os jogadores - sejam eles comandados por Setién ou Koeman - são vulneráveis ??a gols tardios, aqueles marcados perto do fim do duelo.

Em 2019/2020, o agora aposentado Aritz Aduriz fez o gol da vitória aos 89 minutos no encontro pela LaLiga Santander, enquanto que na Copa do Rei o gol da classificação saiu aos 93. No embate desta temporada, mesmo com a vitória do Barça por 3-2, o último gol do encontro foi marcado pelo time basco, aos 90, com Iker Muniain. Com isso, deixar o Barcelona com pouco tempo para reagir após um gol daria a eles uma grande chance de fazer história.

5 - RAÚL GARCÍA INSPIRADO

Autor dos dois gols da vitória sobre o Real Madrid na última quinta-feira, Raúl está mais que acostumado a grandes jogos. Multicampeão com o Atlético de Madrid entre 2007 e 2015, o artilheiro mantém a pontaria firme desde que chegou a Bilbao - marcando, inclusive, 15 gols na LaLiga de 2019/2020. Resta saber se conseguirá repetir isso no duelo deste domingo (17), às 17h (de Brasília), quando Athletic Club e FC Barcelona disputarão o título da Supercopa da Espanha.