Topo

Série B - 2020

Fumaça de queimadas invade Arena Pantanal durante jogo do líder da Série B

Jogadores do Cuiabá exibem faixa antes de partida contra o Oeste - Thiago Carvalho/AssCom Cuiabá E.C
Jogadores do Cuiabá exibem faixa antes de partida contra o Oeste Imagem: Thiago Carvalho/AssCom Cuiabá E.C

Adriano Wilkson*

Do UOL, em São Paulo

20/09/2020 10h36

As queimadas que assolam o Pantanal mato-grossense puderam ser vistas ontem (19) à noite, na Arena Pantanal, durante a partida entre o líder da Série B do Campeonato Brasileiro, Cuiabá, contra o Oeste. Os donos da casa, inclusive, entraram no gramado com uma faixa em que protestaram contra os incêndios no Estado: "O Pantanal pede socorro", com uma imagem do escudo da equipe e de uma onça.

A fumaça diminuiu a visibilidade em campo, o foi destaque no início da transmissão do canal "Premiere", que exibiu imagens das queimadas em regiões próximas do estádio. É a maior série de queimadas no bioma em décadas. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, admitiu pela primeira vez, na quinta-feira (17), que o fogo no Pantanal tomou uma "proporção gigantesca".

"A cidade de Cuiabá onde você olha está com fumaça. No estádio aparece mais porque é aberto. Hoje (20) caiu um pouco de água de madrugada, um chuvisqueirinho muito leve, estou no hotel ainda, e deu uma pequena melhoradinha. Mas mesmo assim você percebe no ar. Já ontem estava bem mais acentuado, a olho nu, você via claramente a fumaça", relatou, ao UOL Esporte, o diretor de futebol do Oeste, Mauro Guerra.

Jogadores do Cuiabá comemoram gol contra o Oeste - Thiago Carvalho/AssCom Cuiabá E.C - Thiago Carvalho/AssCom Cuiabá E.C
Jogadores do Cuiabá comemoram gol contra o Oeste
Imagem: Thiago Carvalho/AssCom Cuiabá E.C

De acordo com o dirigente, os atletas descreveram uma situação de "sufocamento" em muitos momentos, devido ao clima quente associado à fumaça e ao uso de máscara no combate ao coronavírus. "Tudo isto desgasta os jogadores", falou.

Em campo, o Cuiabá voltou a jogar bem na Série B e não deu chances ao time de Barueri, garantindo mais um vitória dessa vez por 3 a 0.

Com o resultado, o time do Centro-Oeste chegou aos 21 pontos, sendo o líder isolado da competição. Já o Oeste, que segue na zona de rebaixamento, acabou estacionando com seis pontos, ocupando a 19ª colocação.

* Com informações da Lancepress