PUBLICIDADE
Topo

Futebol

'Os clubes têm chance de se envolver mais ao discutir suas transmissões', diz CEO do Google Brasil

14/08/2020 07h30

O vice-presidente do Google Inc. e CEO do Google Brasil, Fábio Coelho, destacou a conduta do Flamengo na reta final do Campeonato Carioca como uma boa perspectiva para que os clubes brasileiros avancem tecnologicamente. Em webinar promovido pela Academia LANCE! nesta quinta-feira, o executivo destacou.

- Aplaudo a iniciativa do Flamengo. Foi um bom caminho para mostrar como os clubes podem evoluir futuramente em relação às suas transmissões. Em vez de depender do detentor de direitos de imagem, o clube se envolve com maior profundidade neste cenário. Quero esclarecer que este comentário não deprecia o modelo da TV aberta. O modelo da Globo funciona, tem TV aberta, outros jogos... Dá para fazer diversas coisas. É um aprendizado sobre como a modernização é saudável para o ambiente esportivo - declarou.

Aos seus olhos, tanto clubes quanto emissoras têm de ficar atentos a um novo modelo de mercado.

- O modelo de modernização é saudável para o ambiente esportivo. E ficará mais claro quando começarem a entender que empresas como Amazon, Facebook, não brigam diretamente com TV aberta - apontou.

O editor e fundador do LANCE!, Walter de Mattos Junior, destacou outros aspectos nos quais os clubes podem investir.

- Assim como há oportunidades no varejo, as plataformas digitais e tecnologias de dados dão possibilidade de promover uma venda maior de produtos e aumentar o retorno econômico. Estamos muito voltados nas transmissões ao vivo - disse.

Também presente no webinar, o advogado e coordenador acadêmico do programa FGV/FIFA/CIES em Gestão de Esporte, Pedro Trengrouse, ressaltou.

- Temos exemplos pelo mundo de que jogadores, nas redes sociais, têm mais seguidores que os clubes. Foi o caso do Cristiano Ronaldo. A sensação é que os clubes prestam muita atenção no conteúdo ao vivo e deixam de prestar atenção em conteúdos nos quais podem crescer - declarou.

Fábio Coelho é crítico em relação ao planejamento das mídias dos clubes brasileiros.

- Na sua maioria, os clubes não têm trabalhado na sua melhor forma. Quem sabe neste modelo de tomar as rédeas da situação, os clubes comecem a ver um cenário melhor. Se os clubes não tomar a iniciativa, realmente ficará muito complicado - declarou.

Sobre a Academia LANCE!

A Academia LANCE! ministrará uma série de webinars com convidados importantes para debater assuntos atuais envolvendo esporte, marketing, finanças e negócios. Confira a agenda dos próximos seminários:

18/08 - Pedro Paulo, deputado federal, e Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol

01/09 - Guilherme Ribenboim, vice-presidente global de operações do Twitter

Futebol