Topo

Santos

Jogo do Santos em que Pelé fez oito gols tem fotos inéditas resgatadas

Não havia nenhum registro de imagem do dia em que Pelé fez o maior número de gols em uma partida. Mas tão passado quanto a história está a afirmação. Isso porque foram encontrados registros fotográficos daquele Santos 11 x 0 Botafogo-SP, no ano de 1964, no qual o Rei marcou oito vezes.

A partida foi disputada no dia 21 de novembro, um sábado a tarde, com forte chuva e sob o olhar de 9.437 pessoas na Vila Belmiro. O confronto era válido pela 25ª rodada de um Campeonato Paulista que foi vencido pelo Alvinegro Praiano. Do outro lado, o Pantera era treinado por Oswaldo Brandão, que nos anos seguintes marcou história nos rivais Palmeiras, quando comandou a primeira Academia de Futebol do Alviverde, e Corinthians, pois era técnico do título estadual de 1977, que tirou o clube do Parque São Jorge de uma fila de 23 anos sem conquistas.

Mas, naquela ocasião quem deu bola foi o Santos. Com menos de 20 minutos de jogo o Atleta do Século já tinha balançado a rede três vezes, aos 3, 8 e 16 do primeiro tempo. Pepe marcou o quarto aos 19 min, com um gol olímpico. Seis minutos, Coutinho ampliou a vantagem e o Rei ainda marcou mais dois na etapa inicial, aos 38 e 40.

O Peixe, portanto, foi ao vestiário com 7 a 0 no placar e queria mais. Pelé marcou três gols em três minutos, entre 25 e 29 do segundo tempo e Toninho Guerreiro no último lance da partida.

Vaquinha virtual

Por muitos anos a história dessa partida ficou apenas na imaginação e no dito popular, já o jogo foi transmitido apenas em rádio e não havia registros fotográficos do evento. Contudo, imagens captadas pelo fotógrafo Antonio Lucio (in memoriam) foram encontradas pelos seus familiares em um acervo pessoal.

Com isso, Silvia Herrera, filha de Antonio, promove uma campanha de financiamento coletivo via internet para levantar recursos para que o livro, que terá um trabalho de pesquisa e transcrição dos jornalistas Antero Greco e Roberto Salim, na contagem da história através de jogadores que atuaram naquela partida e de torcedores que estiveram in loco no estádio.

A modalidade da vaquinha será "Tudo ou Nada", onde caso os recursos totais para a publicação não seja levantado o valor será devolvido aos doadores. No entanto, se a quantia total for atingida, 5% será revertido para uma instituição de caridade escolhida pelos apoiadores.

Além disso, em doações acima de R$ 11 reais o responsável será recompensado. A campanha está aberta e durará até o dia 23 de agosto.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do publicado no quarto parágrafo, o Santos estava com vantagem de 7 a 0 no intervalo do jogo, e não 6 a 0. A informação foi corrigida. Também foi incluída a informação que Coutinho fez o quinto gol do time na partida.

Santos