Topo

Carioca - 2020

Crivella não garante jogos com público no Rio: 'Está sendo conversado'

O prefeito Marcelo Crivella não garantiu público nos estádios do Rio a partir de 10 de julho - SAULO ANGELO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
O prefeito Marcelo Crivella não garantiu público nos estádios do Rio a partir de 10 de julho Imagem: SAULO ANGELO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

30/06/2020 16h50

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, evitou cravar que os jogos contarão com a presença de um terço de público nos estádios no dia 10 de julho. Além de destacar que esta data foi projetada pelo Gabinete Científico, ele detalohu durante a entrevista coletiva nesta terça-feira, no Riocentro.

"Nosso conselho entende que, no ponto de vista da parte médica, a volta pode acontecer no dia 10. Mas temos de avaliar uma série de fatores a área de segurança e as questões políticas da população", declarou.

O superintendente de Educação da Vigilância Sanitária, Flávio Graça, apontou como o Gabinete Científico estabeleceu a data de 10 de julho e os critérios do afastamento de 4 metros quadrados entre os torcedores.

"Primeiramente, porque as arenas são espaços abertos. Além disto, adotamos um terço da capacidade adotando o critério no qual o público varia entre 12 e 15 mil pessoas no Maracanã. Mas, mesmo assim, eles vão manter afastamento" e, em seguida, apontou:

"Agora, o momento é de avaliar outras questões. Como será o controle na locomoção do jogo, se haverá o controle de só ter aquele público nos estádios. Veremos se há risco de as pessoas se aglomerarem. Tudo vem sendo conversado", completou.

As vendas de ingressos acontecerão apenas de maneira online, com o intuito de evitar aglomerações nas bilheteria.

Crivella complementou o que o superintendente abordou.

"Temos de garantir se estas pessoas que irão aos jogos estarão de máscaras. Teremos conversas também com a Polícia, a Supervia, os meios de transporte, para evitar que haja aglomerações nesta ida aos estádios. E, claro, veremos como o público encara isso. A Prefeitura sai na rua, pesquisa, para que ela não traga para a alma do carioca a sensação de imprudência. Temos que garantir que cada passo venha acompanhado de uma fiscalização. Caso aconteça excessos, a gente vai recuar", disse.

O Campeonato Carioca reiniciou no dia 18, com partidas realizadas sem público.