Topo

Holanda planeja retorno do futebol e jogos com torcida em janeiro de 2021

David Neres é jogador do Ajax da Holanda - Getty Images
David Neres é jogador do Ajax da Holanda Imagem: Getty Images

05/06/2020 17h42

A Federação de Futebol da Holanda (KNVB) propôs hoje ao Governo um plano para o retorno do futebol profissional, que inclui jogos com torcida nas arquibancadas em janeiro de 2021. Inicialmente, o objetivo é que a competição retorne a partir de 1 de setembro com jogos de portões fechados.

Em uma fase posterior, em data ainda por definir, os jogos vão contar com um fluxo limitado de espectadores. A partir de janeiro, os estádios poderão receber todo o público.

A direção da Federação apresentou o seu plano de retorno à competição ao Governo através de videoconferência e o ministro dos esportes, Martin van Rijn, avaliou de forma positiva o projeto para o futuro.

"O mundo do futebol depende em boa parte das receitas com a compra dos bilhetes. Infelizmente, não sendo isso possível por ora, estamos a analisar o plano da KNVB para o futuro", escreveu, em seu Twitter, Martin van Rijn.

Por decisão governamental, a temporada não pode ter início antes de 01 de setembro. O calendário também inclui o retorno dos treinos com contato físico a partir de 24 de junho.

Além de todo o projeto, a Federação solicitou 150 milhões de euros para garantir a sobrevivência das equipes da primeira e segunda divisão mais afetadas pela pandemia da covid-19. Essa quantia cobriria parte do dinheiro que os clubes holandeses deixaram de arrecadar devido à crise do novo coronavírus, cerca de 400 milhões de euros de acordo com os cálculos da Federação.

A temporada 2019/20 foi suspensa a nove rodadas do fim devido à pandemia da covid-19, o que levou a Federação a declarar o campeonato nulo e a cancelar rebaixamentos.