Topo

Site coloca Pelé como jogador mais superestimado da história do futebol

Segundo Football 365, ex-camisa 10 foi coadjuvante em Copas do Mundo e turbinou números com amistosos - AP
Segundo Football 365, ex-camisa 10 foi coadjuvante em Copas do Mundo e turbinou números com amistosos Imagem: AP

29/05/2020 12h57

Considerado o maior atleta do século XX e o maior jogador de futebol de todos os tempos, Pelé geralmente encabeça as principais listas sobre o assunto. No entanto, de acordo com o site inglês Football 365, o Rei do futebol é o jogador mais superestimado da história da modalidade.

"Ele não foi o melhor jogador do Brasil na Copa de 1958, nem na de 1970, e passou boa parte da de 1962 lesionado. Além disso, turbinou suas estatísticas com amistosos não oficiais e coisas do tipo. Heleno de Freitas e Garrincha podem ter sido tão bons quanto, o que prova que Pelé se beneficiou das circunstâncias. O primeiro nasceu cedo demais para aproveitar a exposição na TV e o segundo não tinha interesse em se promover", argumentou o site inglês.

Além do tricampeão mundial pela seleção, outros brasileiros estão presentes na lista. Após Pelé, o lateral-esquerdo Roberto Carlos ficou com a medalha de bronze. Já Philippe Coutinho ficou com a sexta posição, Neymar em sétimo e Hulk em décimo.

Sobre Roberto Carlos, o site destacou que, apesar da velocidade e dos fortes chutes, o atleta não era bom defensivamente. "Enquanto há vídeos que compilam inúmeros lances de velocidade e chutes que desafiam a física, há também provas de sobra de que o brasileiro nunca se preocupou em defender", escreveu o site.

Ao falar sobre Coutinho, o site argumentou que até o momento o brasileiro é um jogador "sem posição definida", e que "nunca foi o melhor ou mais importante do Liverpool enquanto esteve em Anfield".

Neymar, por sua vez, é considerado por muitos o melhor jogador brasileiro da atualidade e principal destaque de sua seleção. Porém, apesar de ter suas habilidades elogiadas pela crítica, o site classificou que após sua saída do Barcelona, o jogador não se consolidou como o sucessor natural de Messi e Cristiano Ronaldo, assim como ficou à sombra de Mbappé no Paris Saint-Germain.

Por fim, o brasileiro Hulk é colocado como prova de que o marketing é importante no futebol. O site destaca que os famosos chutes do atacante são uma "caricatura" e que ele se beneficiou por conseguir construir a carreira em ligas menores como em Portugal, na Rússia e na China.

Confira a lista dos jogadores mais supervalorizados pela Football 365:

  1. Pelé
  2. David Ginola
  3. Roberto Carlos
  4. Claude Makelele
  5. Georgi Kinkladze
  6. Philippe Coutinho
  7. Neymar
  8. Paul Scholes
  9. Hidetoshi Nakata
  10. Hulk