Topo

Mário Gobbi diz que vai pensar em candidatura à presidência do Timão

15/05/2020 19h04

As eleições do Corinthians acontecem no fim de novembro deste ano, mas as peças já começaram a se mexer nos bastidores. Nesta sexta-feira, em seu perfil no Facebook, o ex-presidente Mário Gobbi não cravou sua candidatura ainda, mas disse que, por conta de pedidos de parceiros, irá pensar em tentar novamente comandar o clube a partir da próxima temporada.

Aliado ao "Movimento Corinthians Grande", grupo de oposição à atual gestão do presidente Andrés Sanchez, que está no cargo desde 2018, Gobbi se afastou do dia a dia corintiano desde que terminou seu mandato, entre 2012 e 2015, período em que o clube teve algumas de suas maiores conquistas, como a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes, ambos em 2012.

Em seu texto no Facebook, o ex-presidente contou que ficou longe por um bom tempo e retomou suas atividades como delegado de polícia. No entanto, disse que tem recebido apelos de seus pares para tentar uma nova candidatura neste ano a fim de reconstruir o Corinthians, que na visão dessas pessoas, não está bem. Gobbi, porém, se comprometeu a ouvir conselhos sobre como preparar essa volta da melhor forma possível.

Recentemente, em uma live, o dirigente disse temer pela volta de uma nova "Era Dualib" no clube, que para ele está deixando de ter suas principais raízes democráticas, populares e de liberdade. Isso tudo o fez pensar em voltar para a vida política corintiana, a fim de evitar que um certo segmento tome conta.

Apesar de não oficializar a candidatura, nos bastidores do Corinthians ele já é tratado como o principal nome de oposição para a eleição do fim de novembro. Enquanto isso, a Chapa Renovação e Transparência, de Andrés Sanchez, a qual Gobbi também fazia parte, ainda não escolheu o candidato que estará na disputa. A expectativa é que essas duas peças polarizem o pleito.

Confira na íntegra o texto de Mário Gobbi no Facebook:

"Caros amigos,

Todos sabem que em fevereiro de 2015 eu me despedi do Corinthians discursando que "saía com o dever cumprido", após uma vitoriosa gestão à frente da direção executiva do nosso Corinthians.

Sim, foi uma gestão vitoriosa! Ganhamos títulos - que estão impregnados na memória de todos. Ganhamos também projeção internacional de relevância, inseridos como exemplos. Ganhamos envergadura administrativa, com todas as áreas remoçadas. Ganhamos empatia com todos os segmentos do Clube. Ganhamos a sonhada Arena Corinthians e deixamos os cofres administráveis, com uma equipe qualificada que nos deu retornos esportivo e financeiro nos anos subsequentes.

Eu, deliberadamente, me afastei. Não poderia ser sombra às futuras gestões. Não viveria de passado e não vestiria hábitos de retorno. De forma muito discreta me despedi do cotidiano corintiano. Não fiz rodinhas, não incitei debates ou celeumas em torno das decisões das diretorias que me sucederam. Apenas retornei algumas vezes ao Clube para participar de reuniões do Conselho. Não disputei espaços de gestão. Não indiquei ninguém para cargos e funções. Ou seja, vi de longe (e triste!) os rumos que tomava.

Retomei com afinco a minha vocação profissional, o de Delegado de Polícia, onde galguei novos postos e hoje estou fronteiriço à merecida aposentadoria.

Agora, anos após a minha despedida, um grupo de amigos faz apelo para que eu seja líder de chapa opositora. Mas eu me pergunto e remeto a todos uma singela indagação: Como?

Quero - e preciso - ser convencido de que vale a pena, pois ostentar o título de "Presidente do Corinthians" sei que é missão de muita responsabilidade. E como ser responsável na situação em que hoje está o Clube?

Eu me comprometo a analisar o apelo, mas não sem antes ouvir - e muito! - pessoas que reputo consequentes e dotadas de senso de coletivo. Preciso de bons conselhos. Ouvirei muito e falarei pouco.

Portanto, deixo claro que a eventual candidatura, quando e se tomada, não será fruto de decisão solitária. Será fruto, sim, de um coletivo que me diga como fazer a RECONSTRUÇÃO do Sport Club Corinthians Paulista!

Muito obrigado!"