Topo

Francês - 2019/2020

Lyon ameaça ir à Justiça por conta do encerramento da Liga Francesa

Lyon sente-se lesado e promete ir a justiça contra o fim do Campeonato Francês causado pela pandemia de coronavírus - Soccrates Images/Getty Images
Lyon sente-se lesado e promete ir a justiça contra o fim do Campeonato Francês causado pela pandemia de coronavírus Imagem: Soccrates Images/Getty Images

30/04/2020 16h37

O encerramento prematuro do Campeonato Francês por conta da pandemia de coronavírus parece ter causado muitos problemas na França. O Lyon, que terminou a competição na sétima colocação, com 40 pontos, não gostou da decisão e promete lutar na Justiça para que as coisas sejam revertidas.

O clube sentiu-se lesado com esta decisão e não disputará nenhuma competição europeia na próxima temporada, salvo vença a atual edição da Liga dos Campeões. Os franceses venceram a Juventus no jogo de ida das oitavas de final por 1 a 0. Além do prejuízo técnico, o clube também terá prejuízo financeiro.

"O Olympique Lyonnais reserva-se o direito de recorrer dessa decisão e reivindicar danos, em especial sob o perda de sorte e à luz da jurisprudência de outros esportes profissionais atualmente em andamento, uma vez que os danos ao clube são de várias dezenas de milhões de euros", diz parte da nota.

Veja a nota do Lyon na íntegra

"O Olympique Lyonnais tomou nota da decisão proposta pelo Gabinete da Liga Profissional de Futebol e aprovou esta tarde então pelo seu Conselho de Administração, para encerrar a temporada 2019/20 da Ligue 1 e Ligue 2, com base nas observações do primeiro-ministro Edouard Philippe durante seu discurso na Assembleia Nacional sobre as condições de desconfiança.

Esta posição do governo não parecia impor de maneira proibitiva uma parada tão definitiva hoje da Ligue 1 e Ligue 2, tendo a ministra do Esporte, Roxana Maracineanu, indicado anteriormente a possibilidade de jogar em agosto se a evolução da situação sanitária permitido.

O Olympique Lyonnais propôs, desde terça-feira, que a Liga estudasse uma solução alternativa que permitisse o término do campeonato e, assim, preservasse a imparcialidade inerente a qualquer competição esportiva e estivesse alinhada com as propostas da UEFA baseadas em mérito desportivo de acordo com princípios objetivos, transparentes e não discriminatórios.

Essa solução compartilhada por outros clubes foi baseada no princípio de play-offs e play-downs, um título de campeão adquirido pelo PSG, com um calendário limitado a 3 semanas, consistente com as restrições de saúde, e uma fórmula inovadora que poderia ter emissoras normalmente interessadas, atualmente sem conteúdo, além de apostas esportivas e todos os outros jogadores econômicos do setor de futebol. Esta solução tornou possível, com muita precisão, atender ao desejo da UEFA de disputar competições nacionais.

Dado o julgamento do Campeonato Francês da Ligue 1, decretado hoje pela Liga, o Olympique Lyonnais reserva-se o direito de recorrer dessa decisão e reivindicar danos, em especial sob o perda de sorte e à luz da jurisprudência de outros esportes profissionais atualmente em andamento, uma vez que os danos ao clube são de várias dezenas de milhões de euros.

O Olympique Lyonnais felicita sinceramente os campeões, PSG pela Ligue 1 e Lorient pela Ligue 2, que foram proclamados hoje e espera que o OL Féminin possa rapidamente ter a mesma consagração."