Topo

Italiano 2019/2020

Campeonato Italiano pode ser encerrado por decisão do governo

Cristiano Ronaldo disputa o Campeoanto Italiano pela Juventus. Torneio está ameaçado - Massimo Pinca/Reuters
Cristiano Ronaldo disputa o Campeoanto Italiano pela Juventus. Torneio está ameaçado Imagem: Massimo Pinca/Reuters

30/04/2020 15h05

A "Serie A", liga responsável pelo Campeonato Italiano, veio a público nesta quinta-feira e disse que a competição pode ser encerrada de forma prematura caso o governo federal ache que esta seja a melhor decisão por conta da crise provocada pelo novo coronavírus.

Através de um comunicado no site oficial da liga, o presidente da organização, Paolo Dal Pino, afirmou o desejo de terminar o campeonato em campo, mas admitiu que se não for possível respeitará a decisão. Uma nova reunião está marcada para sexta-feira para discutir o cenário.

"Se for possível (dar continuidade à Série A) seguindo todos os padrões de saúde e protocolos, ótimo. Se não for, nós vamos aderir estritamente as decisões do governo, como sempre fizemos", disse.

Presidente de Federação Italiana é contra encerramento

Na quarta-feira, o presidente da Federação Italiana de Futebol, Gabriele Gravina, se disse contra o fim do campeonato se não fosse dentro do campo. O mandatário afirmou que esta atitude seria a "morte do futebol italiano".

"Enquanto eu for presidente da FIGC, nunca assinarei o encerramento dos campeonatos, porque isso significaria a morte do futebol italiano. Estou defendendo os interesses de todos e rechaço firmar algo assim, a menos que as condições objetivas ponham em perigo a saúde das pessoas envolvidas neste esporte. Se encerrarmos definitivamente, o sistema perderá 800 milhões de euros (R$ 4,7 bilhões), o que cairia para 300 milhões de euros (R$ 1,7 bilhão) se jogarmos a portas fechadas", opinou.

Duas das grandes ligas da Europa já foram encerradas prematuramente. O Campeonato Francês teve o PSG oficializado como campeão hoje. Antes, o Holandês também havia sido concluído, mas neste caso não houve definição de título.

Na Inglaterra, os jogadores devem retomar treinamentos com uma série de determinações. Na Alemanha, ainda haverá uma reunião para definir o regresso.