Topo

Bolsonaro sugere encerrar Carioca no DF e governador admite 'conversas'

29/04/2020 17h42

A possibilidade do Campeonato Carioca "mudar de endereço" ganhou um forte aliado. Após a sugestão do presidente da República, Jair Bolsonaro, que a reta final da competição ocorresse em Brasília o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, colocou nesta quarta-feira o Mané Garrincha à disposição da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). As informações são do "Extra".

Ibaneis diz que há diálogos para que Brasília receba as partidas. A capital reabriu o comércio parcialmente, apesar do aumento dos números dos mortos pelo novo coronavírus.

- Estamos em conversas - afirmou.

Bolsonaro falara na semana passada sobre a competição estadual.

- Estamos querendo trazer a final do Campeonato Carioca para Brasília. Nós vamos ver o Botafogo ser campeão aqui.

A mudança de local seria uma alternativa caso o governador Wilson Witzel não desse aval para que o Maracanã fosse liberado. Também é aguardado um parecer do prefeito Marcelo Crivella sobre a hipótese do período de isolamento social no Rio de Janeiro em função da pandemia ser prorrogado.

A reportagem afirma que ainda há uma portaria do Ministério da Saúde que pode liberar a realização de jogos de futebol pelo país, com a condição de atenderem a protocolos de segurança. O Flamengo, por meio do mandatário Rodolfo Landim e do vice de relações externas Luiz Eduardo Baptista, o Bap, lidera as conversas com as entidades cariocas e também com a Federação de Futebol do Rio. O Vasco também se mostrou a favor do retorno da competição, mas Fluminense, Botafogo e clubes de menor investimento se mostram reticentes sobre o assunto.

Outro impasse é a parte logística, uma vez que os clubes teriam de viajar de avião. A CBF autorizou na última quarta-feira o retorno dos clubes aos treinos e sugeriu que as federações conversem com as autoridades para tentarem retomar os Estaduais em 17 de maio.