Topo

Técnico do Sport fala sobre suas preocupações com a pausa das atividades

10/04/2020 12h20

O técnico do Sport, Daniel Paulista, foi bastante sincero ao falar com o portal Globo Esporte sobre as suas preocupações referentes a como o elenco voltará as atividades mediante a necessidade de isolamento social para se prevenir do COVID-19.

Para ele, existem uma série de elementos no atual cenário que fazem com que o atleta não tenha a melhor estrutura para treinar visando a sua manutenção física. Elementos esses que descartam a possibilidade de comparar a atual pausa com os tradicionais períodos de férias existente entre as temporadas anuais:

- O jogador é acostumado a parar, nas férias, por 30 dias e em condições completamente diferentes, já que ele dispõe de academias de ginástica, praia e parques para treinar em locais abertos, participa de jogos beneficentes ou peladas com amigos. Ou seja, ele consegue fazer uma série de atividades que hoje está impossibilitado. A gente passou protocolos de atividades e de alimentação, mas são treinos muito distantes do que ele está habituado.

Além de reforçar o aspecto da perda física pela impossibilidade de fazer os treinos mais adequados, Daniel também pontuou achar difícil ser viável com que a data atualmente prevista para a volta dos treinos (20 de abril) seja cumprida e se mostrou partidário do retorno dos torneios somente quando não houver qualquer tipo de proibição:

- A volta do período de férias está inicialmente marcada para o dia 20 de abril. A gente sabe que dificilmente nessa data as coisas estarão normalizadas, deve demorar mais tempo para a gente voltar. Mas nessa data já serão 35 dias de paralisação e esse período, sem uma atividade mais intensa, já é o suficiente pra uma grande perda fisiológica. A questão física hoje é a que mais nos preocupa.

- Eu sou a favor de só voltar o futebol quando todas as restrições estiverem liberadas. Se voltar com os portões fechados ao torcedor, haverá uma demonstração importante de preocupação com a público, mas colocaria em risco as pessoas que trabalham no futebol, como jogadores, funcionários, jornalistas. Primeiramente a preocupação é com a saúde das pessoas, depois que resolver isso, eu sou a favor de só voltar em plenas condições - concluiu o treinador do Leão.

Caso não haja alteração de calendário no que se refere a mudança de fórmula ou mesmo término antecipado de competições, o Sport volta a campo diante do Confiança pela última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste na Ilha do Retiro.