Topo

Ainda sem gol, Rony é elogiado por adaptação rápida ao Palmeiras

08/04/2020 07h00

Dezenove dias. Esse foi o período exato que Rony teve para trabalhar com os novos companheiros até a pausa do futebol brasileiro, por conta da pandemia do coronavírus. Mas o atacante já se transformou em titular do Palmeiras e, mesmo sem ter balançado as redes ainda, deu duas assistências e recebeu intensos elogios da comissão técnica pela rápida adaptação ao novo clube.

O camisa 11 foi anunciado oficialmente como contratado em 21 de fevereiro, com o Verdão desembolsando 6 milhões de euros (aproximadamente R$ 28 milhões, na época) para ficar com 50% dos seus direitos econômicos. Três dias depois, o ex-jogador do Athletico-PR realizava seu primeiro treino na Academia de Futebol. Em 29 de fevereiro, saía do banco para entrar durante o empate por 0 a 0 diante do Santos, estreando com gol anulado por impedimento.

A aprovação da comissão técnica veio antes mesmo dessa primeira partida do jogador no clube. Vanderlei Luxemburgo indicou a contratação de Rony, destaque do campeão da Copa do Brasil de 2019, e gostou de sua resposta logo nos primeiros dias de treinamento. Na véspera do clássico diante do Santos, o reforço chegou até a trabalhar entre os titulares.

O desempenho técnico e físico do camisa 11 nos treinos agradou. Na estreia, também, pois, além do gol corretamente anulado por posição irregular, Rony foi importante ao participar de lance de pênalti claro, que a arbitragem não marcou. Por isso, o principal reforço do Palmeiras para a temporada iniciou sequência como titular já em seu segundo jogo, na estreia do clube nesta edição da Libertadores, contra o Tigre, na Argentina, em 4 de março.

Era a terceira partida do atacante na temporada - pelo Athletico-PR, só tinha atuado na derrota por 3 a 0 para o Flamengo, em 16 de fevereiro. E Rony já deu assistência para um golaço de Willian. Depois, foi titular no empate por 1 a 1 diante da Ferroviária, em 7 de março, e, após três dias, deu outro passe para gol, o segundo de Luiz Adriano e do Verdão no 3 a 1 sobre o Guaraní, do Paraguai, no Allianz Parque, pela segunda rodada do Grupo B da Libertadores.

Contudo, em meio a tantos elogios, ainda não teve gol. Para piorar, Rony desperdiçou diversas chances claras, inclusive no último jogo antes da pausa, no 0 a 0 diante da Inter de Limeira, no interior, em 14 de março. Mas foi com sua chegada que Luxemburgo optou por escalar quatro atacantes e muita movimentação, com ele ao lado de Dudu, Willian e Luiz Adriano.

Individualmente, Rony ainda tem chamado atenção por treinar finalizações. Entre membros da comissão técnica, a convicção é de que, quando as competições retornarem, o camisa 11 terá a tranquilidade que precisa para balançar as redes pela primeira vez no novo clube. Luxemburgo já vinha tentado ajudar com conversas individuais.