Topo

Sem poder projetar retorno, Pato explica rotina improvisada de treinos

04/04/2020 19h56

Embora já tenha entrado de férias, o elenco de férias continua tentando manter a forma física durante o isolamento doméstico provocado pela pandemia de coronavírus que assola o Brasil e o mundo. Um desses casos é o de Alexandre Pato, que foi entrevistado pelo programa "Resenha ESPN", neste sábado. Entre outros assuntos, o atacante contou como tem feito para treinar em sua casa e revelou que tem utilizados equipamentos improvisados.

O camisa 7 são-paulino tem feito suas atividades dentro de sua residência onde mora com sua esposa. Apesar de morar em um condomínio, a academia do local está fechada por conta das recomendações de cuidados com a saúde. Dessa forma, o jogador precisa encontrar alternativas para suprir o que não tem e faz isso em uma obra que está acontecendo em sua casa.

- A gente uma academia aqui no condomínio, mas por conta dos cuidados com a saúde, fecharam a academia, então eu estou me acostumando com aquilo que eu tenho. Temos aparelhos sim, mas outro dia eu não tinha cones, e como está tendo uma obra aqui em casa, peguei algumas coisas e fiz como se fosse um cone, comecei a desviar. Estou usando outras coisas para saltar de um lado para outro, de um metro mais ou menos, então estou aproveitando o espaço que eu tenho, porque eu não posso parar - contou antes de completar:

- A gente tem oportunidade de morar em lugar que tem espaço, tenho um espaço fora de casa, posso correr, posso caminhar, posso fazer um trabalho para não ficar só dentro de casa. Não posso parar, porque a gente não sabe o que pode acontecer, se vai voltar com pré-temporada, se vai voltar começando a jogar, então eu não posso parar, tenho que tentar fechar minha boca ao máximo, já tomei uma ligação do meu nutrólogo, que falou para eu me cuidar, fechar a boca, fazer o máximo possível para voltar bem fisicamente e não perder muito daquilo que a gente conquistou.

Pato também falou que mantém contato direto com os preparadores físicos do clube, mas também tem tentando aproveitar o momento para seguir uma rotina diferente daquela que tinha no CT da Barra Funda, mesmo que sinta falta de elementos que deixavam os treinos muito mais completos. O objetivo é aproveitar o máximo que puder com o que há disponível nesta situação.

- Eles passam todos os dias, tem o Pedro (Campos), preparador, que passa, junto com Wagnão (Wagner Bertelli) passam alguns tipos de treinamento, mas eu sempre tento fazer dois períodos diariamente, às vezes tento fazer um funcional pela manhã, à tarde eu tento fazer um trabalho aeróbico, ou às vezes eu intercalo. Não deixo de treinar, tento manter a minha rotina, às vezes eu tento descansar, tento dormir um pouquinho mais tarde, tem que aproveitar esse período, porque antes a gente estava acordando mais cedo para treinar, mas é isso. Eu estou tentando fazer o melhor que eu posso nas condições que eu tenho. É óbvio que é diferente lá do CT, lá tem academia, tem um profissional, treino no campo... Estou tentando me adaptar àquilo que eu tenho e tentar voltar o melhor possível para quando voltar ao esquema do futebol.

?

?Um dos problemas pelos quais os jogadores passam neste momento é treinar sem ter uma data específica para voltar. Até o momento, o retorno das atividades do futebol e suas competições não tem prazo determinado, o que mexe com o psicológico dos atletas. Para Alexandre Pato, que revelou estar com a rotina de alimentação desregulada neste momento de pausa, esse é mais um desafio, que tem sem sido combatido com união do grupo à distância.

- Isso é um obstáculo que a gente tem que passar, porque é difícil, você não sabe, "vou aqui correr dez tiros na esteira, mas para qual objetivo?", "para daqui 10, 20, 30, 40, 50 dias, ou meses?", e não entende. Então eu faço por mim mesmo, porque eu sei que vou precisar mais lá para frente. Eu tenho que treinar, tenho que me manter o máximo na melhor forma possível, tentar controlar a boca, que já é difícil. Tem essa ansiedade, aí você desanda a comer, não tem horário, tem dias que eu não almoço, mas vou almoçar 4 ou 5 horas da tarde, aí à noite eu não como - comentou antes de completar:

- A gente está fazendo o máximo possível para manter. Eu tenho conversado com outros atletas, para todo mundo manter o foco, porque a gente conquistou uma coisa muito bonita até agora, que foi todo mundo querendo jogar junto, todo mundo tentando se cuidar o máximo possível. Temos aí uns dez jogadores indo no mesmo nutrólogo, todo mundo se dedicando, juntando também a parte com o Luis (Fernando de Barros), nosso fisiologista, tendo essa conversa de grupo, para manter nosso foco e até mesmo com o futebol que a gente estava fazendo, todo mundo correndo junto, tentando fazer o melhor. Vejo cada um fazendo o seu neste momento difícil, e não contar com o dia que vai voltar, mas sim para manter sua parte física da melhor forma possível.

O jogadores do São Paulo entraram em um período de férias de 20 dias na última quinta-feira e foram orientados a se cuidar, além de terem uma planilha de acompanhamento físico, como é comum em períodos de férias. Após o retorno do elenco, não há previsão para a volta das atividades coletivas no CT da Barra Funda, devido à situação da pandemia de coronavírus no país.