Topo

Luxa diz que quase jogou no Verdão e cita briga que fortaleceu time em 93

03/04/2020 13h55

Em sua quinta passagem pelo Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo conta que acertou com o clube para jogar, ainda como lateral-esquerdo, nos anos 1970, mas a negociação foi cancelada. Acabou fechando para ser técnico, em 1993, e lembrou uma briga envolvendo o zagueiro Antônio Carlos e o atacante Edmundo que, segundo ele, fortaleceu o elenco que seria bicampeão paulista e brasileiro nos anos seguintes, encerrando jejum de quase 17 anos do Verdão.

- Teve um jogo muito engraçado, no Morumbi, em que o Antônio Carlos e o Edmundo saíram na porrada mesmo, brigaram. Achei que não teria ninguém vendo, que ia ficar entre nós mesmo, e deixei, se queriam brigar... Dei azar, porque tinha um quarto árbitro no vestiário e viu tudo. Pensei: "danou-se, ele vai falar para a imprensa, agora estou roubado" - disse o treinador, em entrevista publicada no Facebook do Palmeiras (veja o vídeo abaixo).

- Eles (os repórteres) me perguntaram: "Luxemburgo, brigaram aí?". Falei: "Brigaram, saíram no tapa. E estão escalados os dois no próximo jogo. Torcedor do Palmeiras, eles estão escalados e vão ter que correr dentro do campo, porque, podem brigar, mas, lá dentro, precisam brigar contra o adversário". Aí, acabou a conversa, porque esclareci. Entraram no campo e conseguimos jogar - recordou o treinador, apontando benefícios.

- Foi bom. Depois, formamos um grupo que tinha divergências, mas vencedor. Eles queriam ganhar. Em 1993 e 1994, aquele grupo queria ganhar de qualquer maneira - completou Luxemburgo, indicando sua receita para lidar com astros como os que encontrou em sua primeira passagem pelo Palmeiras.

- O Palmeiras já tinha mais jogadores de qualidade juntos, mas eu precisava tratar todos iguais, independentemente de jogar mais ou menos. O direito de ser melhor jogador é ganhar mais do que o outro, mas, no grupo, são todos iguais. Na relação deles, pode ser amigo mais de um do que de outro. Tinha jogadores mais difíceis de lidar, personalidades mais fortes, outros mais tranquilos. Tinha problema de relacionamento entre eles e eu falava "problema de vocês, no jogo quero todos correndo, lutando".

Na entrevista, Vanderlei Luxemburgo ainda revelou acerto para jogar no Palmeiras, nos anos 1970. O então lateral-esquerdo estava no Flamengo e disse que aceitou a proposta feita pelo Verdão, mas uma derrota acabou fazendo o próprio clube paulista desistir da sua contratação.

- O Palmeiras ia aparecer na minha vida. Eles foram lá e me contrataram no Flamengo, fecharam comigo. Só que o Palmeiras perdeu no meio da semana e minha contratação caiu. Não vim - lembrou Luxemburgo, que, já como técnico, assinou, enfim, com o Verdão, duas décadas depois, em 1993, após conversar com José Carlos Brunoro, gestor da Parmalat, parceira do clube na gestão do futebol naquele momento.

- O Pedrinho, lateral-esquerdo que jogou no Palmeiras (de 1978 a 1981), falou que o Brunoro queria conversar comigo. Falei que achava fantástico dirigir o Palmeiras, uma oportunidade muito boa. O Brunoro foi para o escritório do Pedrinho e conversamos sobre trabalho, maneira de trabalhar. Eu era muito jovem, e o Brunoro gostou do que falei. Veio do vôlei, um esporte com muita novidade, e eu já tinha na cabeça criar coisas diferentes. Deu liga, e assinei contrato com o Palmeiras por dois anos - recordou Luxemburgo.

Confira a entrevista com Luxemburgo divulgada pelo Palmeiras: