Topo

Botafogo

Alvo do Botafogo, Obi Mikel era chamado de "Zidane Africano" na Inglaterra

Obi Mikel em ação pelo Trabzonspor contra o Besiktas em setembro de 2019 - VI Images via Getty Images
Obi Mikel em ação pelo Trabzonspor contra o Besiktas em setembro de 2019 Imagem: VI Images via Getty Images

03/04/2020 06h30

Negociando uma possível transferência para o Botafogo, John Obi Mikel viveu "tempos de rei" recentemente. O meio-campista, atualmente sem clube, jogou pelo Middlesbrough, da segunda divisão inglesa, entre janeiro e julho de 2019. Apesar do tempo curto, o nigeriano teve impacto notório na terra da rainha, conquistando a torcida do Boro e ganhando o apelido de "Zidane africano"

O jogador chegou ao Velho Continente sob desconfiança, visto que estava no Tiajin TEDA, da China, nos últimos dois anos. Mikel, contudo, provou dentro de campo que os torcedores não deveriam se preocupar. Em menos de duas semanas, assumiu a titularidade da equipe e virou peça chave no time comandado por Tony Pulis.

"É normal que hajam dúvidas em um jogador quando ele passa dois anos fora do país e não joga um futebol competitivo, com todo respeito ao Campeonato Chinês. Todos que conversei antes de assinar disseram que ele é uma pessoa maravilhosa, muito focado e pé no chão", afirmou o treinador, em entrevista ao "Goal", em março do ano passado.

Obi Mikel não conquistou apenas o treinador, mas também a torcida. Rapidamente, o que era desconfiança tornou-se alegria. As seguidas atuações de destaque do nigeriano na segunda divisão inglesa fizeram a torcida do Middlesbrough inventar uma música em homenagem ao atleta, comparando-o a Zinedine Zidane.

Nós temos Mikel,
John Obi Mikel
Eu acho que você ainda não entendeu
É o homem do meio-campo, o Zidane Africano
Oh, nós temos John Obi Mikel

Na equipe inglesa, Obi Mikel atuava como volante em uma formação de 3-4-2-1. O nigeriano era o homem do meio-campo com responsabilidade mais defensiva.

Mesmo assim, o nigeriano participava da construção de jogadas. Obi Mikel teve média de 38,1 passes por partida (com 87% de acerto), sendo que 19,7 destes eram em direção ao campo do time adversário. Defensivamente, o nigeriano contribuiu com 1,1 interceptações, 2,1 desarmes, 1,4 cortes e 5,1 disputas de bola vencidas por partida na Championship. Os números são do portal "Sofascore".

O desempenho de Obi Mikel foi visto por clubes da elite do futebol inglês. Ao fim da temporada, a "ESPN" noticiou que Norwich City, Shefield United e mais uma equipe da Premier League haviam feito propostas pelo nigeriano, que havia ficado livre após o contrato com o Middlesbrough acabar. No fim das contas, o meio-campista optou pelo Trabzonspor, da Turquia.

De qualquer forma, Obi Mikel teve passagem de destaque no cenário europeu recentemente. Paulo Autuori gostou da possibilidade, e o Botafogo tem interesse no jogador, livre no mercado, mas as conversas estão paralisadas pela pandemia do coronavírus.

Botafogo