Topo

Ajax faz petição e pede antecipação do fim do Campeonato Holandês

O Ajax de Daley Blind (foto) quer que o Campeonato Holandês seja encerrado - Juan Medina/Reuters
O Ajax de Daley Blind (foto) quer que o Campeonato Holandês seja encerrado Imagem: Juan Medina/Reuters

03/04/2020 08h55

O Campeonato Holandês, assim como na Bélgica, pode ter seu fim determinado de forma precoce. O Ajax escreveu uma petição para a federação pedindo o cancelamento da competição, apesar de faltarem oito rodadas para o término do torneio. O clube, que é o atual líder da Eredivisie, teve apoio de outras equipes, como o AZ Alkmaar, vice-líder, e o PSV, quarto colocado e um dos times mais tradicionais do país.

Outros times de menor expressão também apoiam o término do campeonato, mas a Federação Holandesa pretende finalizar as partidas que faltam durante o verão europeu. O país também já decidiu que não haverá futebol até o final de maio.

Robert Eenhoorn, diretor esportivo do AZ Alkmaar, disse ao site do clube que a medida de realizar o campeonato a qualquer custo pode ser irresponsável.

- Consideramos que a situação atual é tão grave que jogar o resto das partidas em estádios vazios é o menos importante. E ainda existem muitas incertezas sobre como o coronavírus irá se desenvolver.

A Uefa, a Associação de Clubes Europeus e as Ligas Europeias emitiram uma carta pedindo para que as 55 federações, as ligas e os clubes se unam neste momento e não cancelem os campeonatos nacionais. Além disso, muito dinheiro de cota de televisão seria perdido pelos clubes caso os torneios acabem antes do previsto.