Topo

Ex-Roma, meia brasileiro lamenta situação da Itália: 'É inimaginável'

30/03/2020 17h50

O mundo está parado por conta da pandemia do coronavírus, algo impensável para os tempos modernos, de vidas agitadas e avanço tecnológico. Mas, mesmo assim,às vezes, é difícil de acreditar em tudo que está acontecendo. A maioria dos países já adotou o isolamento para tentar conter a disseminação da Covid-19. Porém, em alguns, foi tarde demais, e o cenário é desolador.

Sem dúvidas, a pior situação é da Itália, que até o sábado já registrava mais de 10 mil mortes. E quem já foi ao "país da bota" sabe como as cidades italianas são movimentadas, cheias de turistas e da alegria e espontaneidade dos italianos. O meia brasileiro Jonatan Lucca, atualmente no Farense, da 2ª Divisão de Portugal, atuou por 1 ano e 7 meses na Roma. E ao lembrar da capital, diz não acreditar nas imagens de ruas vazias.

- Eu sempre ia ao Vaticano, no Coliseu, perto da minha casa tinha uma sorveteria que ia bastante, morava perto da praia também, sempre que dava, estava lá. É inimaginável tudo aquilo vazio. É muito triste saber que mais de 10 mil pessoas já morreram, muito triste, faltam palavras para descrever o tamanho da tristeza por tudo isso que está acontecendo - lamentou Lucca.

O jogador chegou a Roma com apenas 18 anos, comprado do Internacional, onde atuava ainda na base. Criado em Santo Ângelo, cidade do interior do Rio Grande do Sul, com pouco menos de 80 mil habitantes, mudar-se para Porto Alegre, com pouco mais de um milhão de pessoas, foi mais tranquilo, até pela proximidade com a família. Mas, atravessar o oceano para uma das capitais mais cosmopolitas do mundo, com quase três milhões de habitantes, foi um grande aprendizado.

- Roma foi onde amadureci, como pessoa, como profissional. Foi a primeira vez que saí do país sozinho. E era novo, recém tinha feito 18 anos, não tinha um salário tão alto. Uma pessoa que me ajudou muito foi o Marquinho (ex-Fluminense, atualmente no Figueirense). Ele era meu vizinho, ia e voltava do treino com ele. Mas, por tudo isso, sou tão grato à Itália e estou extremamente triste e enlutado pelo que os italianos estão passando. Tenho eles em minhas orações todos os dias, assim como o Brasil, meu país, em que a situação está menos grave até o momento, graças a Deus - relatou o jogador.

Assim como em quase todo mundo, em Portugal o futebol também está parado. O Farense de Jonatan Lucca é o vice-líder da Liga Pro, seis pontos à frente do terceiro colocado, e estaria retornando à elite do futebol português faltando 10 jogos.