Topo

Brasileiro do Benfica tem mais gols do que atacantes da seleção

Carlos Vinícius, atacante do Benfica, comemora gol diante do Porto - Miguel Riopa/AFP
Carlos Vinícius, atacante do Benfica, comemora gol diante do Porto Imagem: Miguel Riopa/AFP

24/03/2020 12h58

Quando se fala de brasileiros em destaque na Europa, os primeiros nomes falados são de Neymar, Roberto Firmino, Gabriel Jesus, Alisson, Casemiro, entre outros que estão sempre presentes na lista de convocação da Seleção Brasileira. Porém, dentro de campo nesta temporada outro nome vem chamando a atenção no futebol europeu: Carlos Vinícius

O jogador, que completa 25 anos nesta quarta-feira, vem encantando os torcedores do Benfica. Em 36 jogos até aqui em sua primeira temporada pelo clube português, o brasileiro soma 20 gols e 12 assistências, colecionando uma média de 0,88 participação em gol por jogo. Além disso, o atacante é o atual artilheiro da Liga Portuguesa, com 15 tentos anotados em 22 partidas.

No entanto, a temporada 2019/2020 de Carlos Vinícius é significativa também na comparação com seus compatriotas que atuam nas principais ligas europeias e figuram entre os convocados de Tite na Seleção Brasileira. O centroavante do Benfica, até o momento, tem mais gols do que Neymar (18 gols), Gabriel Jesus (18 gols), Richarlison (12 gols) e Roberto Firmino (11 gols).

Apesar do grande momento que vive em território europeu, Carlos Vinícius também passou por dificuldades até conquistar seu grande sonho. Com passagens por Santos e Palmeiras nas categorias de base, o jogador estreou profissionalmente pela Caldense, em 2017.

O atacante chegou a pensar em desistir da carreira quando estava no Grêmio Anapolis. Foi quando Portugal surgiu em sua vida. Seu primeiro desafio no país europeu foi o Real Massamá, onde realmente apareceu para o futebol mundial. Na equipe portuguesa, que disputava a Segunda Liga, o brasileiro anotou 20 gols em 37 jogos. Números que despertaram o interesse do Napoli, da Itália.

Chegando ao novo clube, Carlos Vinícius logo retornou a Portugal por empréstimo para novo desafio: o Rio Ave. Novamente no país o atacante teve grande desempenho, com 14 tentos em 20 duelos.

Na temporada 2018/2019, em novo empréstimo do Napoli, o jogador foi atuar atuar no Campeonato Francês, defendendo as cores do Monaco. E foi a partir das atuações do atacante na Ligue 1 que o Benfica resolveu investir no seu atual artilheiro, acertando sua transferência junto ao clube italiano.