Topo

Barcelona

Real Madrid e Barcelona jogam 'El Clásico' pela liderança do Espanhol

Barcelona e Real Madrid durante partida do Campeonato Espanhol no Nou Camp -
Barcelona e Real Madrid durante partida do Campeonato Espanhol no Nou Camp

29/02/2020 15h22

Vai rolar a bola para o maior jogo da Espanha. Neste domingo, o Real Madrid recebe o Barcelona para o jogo de número 180 entre as equipes no Campeonato Espanhol. A bola rola às 17h (de Brasília), no Santiago Bernabéu, na capital espanhola.

LIDERANÇA EM JOGO

Separados por apenas dois pontos, este jogo pode ser fundamental na disputa pelo título. O Barcelona, que assumiu a ponta da tabela na última rodada ao vencer o Eibar por 5 a 0, tem 55 pontos. Já o Real, caiu para a segunda posição ao perder para o Levante, fora de casa, por 1 a 0. Os merengues estão com 53 pontos. Se o Barça vencer chegará aos 58 pontos e abrirá cinco pontos de vantagem. O time de Zidane, caso vença, fica com 56 e abre um ponto na liderança.

REAL MADRID

A semana não poderia ser pior para o time da capital espanhola. Os merengues chegam para o clássico muito pressionados, pois, além da derrota para o Levante e a perda da liderança, o clube também foi derrotado para o Manchester City, dentro de casa, no primeiro jogo das oitavas de final da Liga dos Campeões.

- É um daqueles jogos em que tudo pode acontecer contra um bom rival, mas o importante será a nossa reação e temos que fazer o que fizemos durante 78 minutos contra o Manchester City - disse Zidane.

O treinador francês sabe da importância da partida e disse esperar atenção de sua equipe para vencer o maior rival no clássico.

- A receita para o clássico é coração, cabeça e união. É esse o estado de espírito de todos nós. Vai ser um jogo de futebol muito bonito e temos a oportunidade de fazer uma grande exibição. Vamos dar o máximo para ganhar e precisamos do apoio dos nossos torcedores desde o primeiro até o último minuto.

BARCELONA

O time da Catalunha vem de uma semana um pouco mais tranquila e sabe que a pressão está do lado branco. Após atuação fantástica de Messi contra o Eibar, os blaugranas venceram o time basco com quatro gols do melhor jogador do mundo e contaram com o tropeço do rival para assumir o topo da competição. O técnico Quique Setién tratou de jogar a responsabilidade para os merengues.

- Todo ano é diferente. Para o Real, é vital e muito mais importante do que para nós. Para o Real é chave, decisivo. Não tanto para nós, mas é importante - disse o espanhol.

Na Champions, os catalães empataram com o Napoli em 1 a 1 e farão o jogo de volta em casa. Uma vitória simples ou até mesmo empate por 0 a 0 ou 1 a 1 garantem a vaga ao time de Messi.

MUITOS DESFALQUES

O jogo também é uma dor de cabeça para os dois treinadores, que terão problemas para montar suas equipes. No Real Madrid, Zidane não poderá contar com Hazard e Asensio, lesionados, e Rodrygo, que está suspenso. O time catalão não terá à disposição Dembélé, Suárez e Sergi Roberto, todos machucados. Piqué e Jordi Alba estão recuperados e irão para o jogo.

Com muitos desfalques dos dois lados, a tendência é que alguns jogadores façam suas estreias no clássico, como o atacante Braithwaite, que acabou de chegar ao Barcelona. O técnico Quique Setién é outro estreante.

HISTÓRICO

Este será o jogo de número 180 das equipes no Campeonato Espanhol e 240 na história do clássico. Pela competição nacional, as equipes estão empatadas em números de vitórias. Cada um tem 72 triunfos e outros 35 empates. No geral, o Real Madrid tem ligeira vantagem. São 95 vitórias madrilenhas contra 94 dos blaugranas, além de 51 empates.

RELACIONADOS

Real Madrid

Goleiros: Courtois, Areola e Toni Fuidias;

Defensores: Sergio Ramos, Varane, Éder Militão, Carvajal, Mendy e Marcelo;

Meias: Casemiro, Kroos, Modric, Valverde e Isco;

Atacantes: Bale, Benzema, Vinícius Jr. Lucas Vázquez e Mariano.

Barcelona

Goleiros: Ter Stegen e Neto;

Defensores: Piqué, Lenglet, Umtiti, Nélson Semedo, Jordi Alba e Junior Firpo;

Meias: Busquets, De Jong, Vidal, Arthur, Rakitic e Collado;

Atacantes: Messi, Griezmann, Ansu Fati, Braithwaite.

PROVÁVEIS TIMES

Real Madrid: Courtois; Carvajal, Varane, Sergio Ramos e Mendy; Casemiro, Kroos (Modric) e Valverde; Isco, Vinícius Jr. (Bale) e Benzema.

Barcelona: Ter Stegen; Semedo, Piqué (Lenglet), Umtiti e Jordi Alba (Junior Firpo); Busquets, De Jong e Rakitic; Ansu Fati (Vidal), Griezmann e Messi.

Barcelona