PUBLICIDADE
Topo

Futebol


Dudu faz 300º jogo com novidade que pediu no Allianz: grama sintética

20/02/2020 08h00

Nesta quinta-feira, às 21h30, contra o Guarani, Dudu atingirá a histórica marca de 300 jogos com a camisa do Palmeiras no local em que mais conhece: o Allianz Parque, onde acumula recordes. Até mesmo a novidade tem o aval de quem é considerado rei do estádio: será a primeira partida do atacante na recém-implantada grama sintética da arena, e o próprio camisa 7 diz ter indicado essa mudança para o clube.

- Particularmente, gosto bastante. Eu já tinha comentado bem antes com o pessoal do Palmeiras que poderia fazer a grama como é a do Athletico-PR. Sempre gostei de jogar lá no campo deles porque deixa o jogo rápido. Para nós, ali na frente, isso é bem importante, já não é tão bom para os nossos zagueiros - comentou o jogador, sorrindo.

No campo artificial da Arena da Baixada, ele tem bom retrospecto positivo: desde 2016, quando o gramado foi instalado no estádio do Athletico-PR, acumula duas vitórias, um empate e três derrotas. Não fez gol, mas teve atuação decisiva nos dois triunfos alviverdes, ambas durante campanhas de título brasileiro, em 2016 e 2018.

Em 2016, cobrou escanteio para o gol de Vitor Hugo na vitória por 1 a 0. Em 2018, o Verdão ganhou de 3 a 1, com Dudu lançando para Keno dar a assistência a Bruno Henrique, na abertura do placar, e chutando para Marcos Rocha fazer o segundo, no rebote. O camisa 7 ainda foi titular na derrota por 3 a 0 em 2017 e no empate por 1 a 1 na temporada passada.

Na estreia da grama sintética do Allianz Parque, no domingo, quando o Verdão bateu o Mirassol por 3 a 1, Dudu ficou fora, cumprindo suspensão por ter sido expulso na rodada anterior, contra a Ponte Preta. Mas já treinou no novo campo quatro vezes, inclusive na véspera do duelo diante do Guarani, quando a atividade foi interrompida por conta de trovões. Mas a forte chuva não gerou poças, testando com aprovação o sistema de drenagem do gramado.

- A grama é muito boa, o estádio está muito legal. E poderemos jogar mais vezes no nosso campo com essa mudança de grama. Esperamos nos adaptar o mais rápido possível e deixar esse campo nos ajudar bastante durante o campeonato - enalteceu Dudu.

Se o gramado ainda precisa de adaptação para virar uma arma, Dudu é um fator historicamente e amplamente positivo no estádio. Ostenta a marca de jogador que mais jogou (124), venceu (88), fez gols (32) e deu assistências (33) no Allianz Parque. No total, acumula no Palmeiras 299 jogos, 69 gols e 76 assistências, com atuações destacadas nos títulos dos Brasileiros de 2016 e 2018 e da Copa do Brasil de 2015. É ainda o artilheiro do Verdão no século.

Nesta quinta-feira, Dudu tenta ajudar o Palmeiras a manter campanha positiva no Campeonato Paulista. O clube inicia a sétima rodada em segundo lugar no Grupo B, com 13 pontos, dois abaixo do Santo André, que protagoniza a melhor campanha da competição. O Guarani acumula nove pontos e lidera o Grupo D, que tem o Corinthians como segundo colocado, com oito.

Futebol