Topo

Racismo sofrido por Marega ganha grande repercussão em Portugal

17/02/2020 17h01

Marega marcou o gol da vitória dentro e fora de campo. O atacante deixou o gramado após insultos racistas, mesmo com os jogadores e o árbitro intervindo. Acabou sendo substituído aos 26 minutos do segundo tempo. Imediatamente, pessoas do futebol e da política se manifestaram em favor do artilheiro.

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, foi um dos primeiros a reagirem ao incidente. Em uma primeira mensagem no Twitter, mais formal, escreveu: 'Nenhum ser humano deve ser submetido a tal humilhação, ninguém pode ficar indiferente. Condeno todos os atos de racismo, em qualquer circunstância'. Posteriormente, em outro tuíte mais informal, escreveu: 'Total solidariedade a #Marega, que no campo provou não ser só um grande jogador, mas também um grande cidadão'.

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, emitiu um comunicado na página oficial da Presidência, declarando que 'o povo português sabe, até por experiência histórica, que o caminho do racismo, da xenofobia e da discriminação, além de representar a violação da dignidade da pessoa humana e de seus direitos fundamentais, é um caminho dramático em termos de cultura, de civilização e de paz social'.

Todos os dirigentes de partidos políticos se solidarizaram com Marega, exceto André Ventura, da extrema-direita. Também nas redes sociais, esse deputado criticou os que o criticavam: 'País de hipocrisia em que tudo é racismo e tudo merece imediatamente uma chuva de lamentos e de análises histórico-megalômanas. O nosso problema não é o racismo. É a hipocrisia [...] Por mim não passarão'.

?

O presidente do Vitória de Guimarães também não se solidarizou com Marega. Depois de relembrar que o escudo do clube é preto e branco e que tem 'jogadores de todas as cores, raças e credos', acusou o atacante, sem citar seu nome, de ter provocado a situação: 'Não percebi insultos racistas, percebi uma atitude provocadora de um futebolista', afirmou, em referência à forma como Marega comemorou o gol, dirigindo-se à arquibancada.

Apesar disso, o Porto deu um prêmio de 'Méritos e Valores' ao jogador.

Brasileiros do Porto também postaram mensagens de apoio ao jogador.