Topo

Incêndio no Ninho: Landim, Bandeira e dirigentes do Fla vão depor em CPI

Bandeira do Flamengo a meio mastro em frente ao Ninho do Urubu, CT do clube - Thiago Ribeiro/AGIF
Bandeira do Flamengo a meio mastro em frente ao Ninho do Urubu, CT do clube Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

06/02/2020 12h02

Atual e ex-presidente do Flamengo, Rodolfo Landim e Eduardo Bandeira de Mello, respectivamente, foram convocados pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Alerj responsável por investigar incêndios que atingiram diferentes pontos da cidade, e são aguardados nesta sexta-feira (7), às 11h, na véspera da data que marcará um ano da tragédia que vitimou dez jogadores das divisões de base no CT do Flamengo, em 8 de fevereiro de 2019.

Outros membros da atual diretoria e da gestão do Bandeira, encerrada em dezembro de 2018, também foram chamados para esclarecimentos. São eles: Gilney Pena Bastos (VP de Patrimônio), Jaime Correia da Silva (VP de Administração). Luiz Filipe Perusin Teixeira (Ex-VP de Administração), Marcelo Helman (Ex-Diretor Executivo do CT George Helal, o Ninho do Urubu) e Alexandre Wrobel (Ex-VP de Patrimônio), segundo o gabinete do deputado Alexandre Knoploch (PSL), presidente da CPI.

De acordo com o regimento da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, o comparecimento é obrigatório, a menos que a ausência seja justificada. A sessão terá início às 11h, no Palácio dos Tiradentes, e é aberta ao público. Representantes de três famílias das vítimas do incêndio confirmaram presença.

A CPI dos incêndios foi instalada em novembro de 2019 e é presidida pelo deputado Alexandre Knoploch (PSL) e é responsável pela investigação dos incêndios de grandes proporções que aconteceram no estado em 2019, como no Ninho do Urubu, Hospital Badim e Museu Nacioanl. A convocação dos dirigentes e ex-dirigentes do Flamengo tem como intuito apurar as questões e ajudar nas investigações em paralelo com o processo que corre na Justiça.

O incêndio atingiu o alojamento das categorias de base do Flamengo nas primeiras horas do dia 8 de fevereiro. 26 atletas estavam no dormitório, três ficaram feridos - Cauan Emanuel, Francisco Dyogo e Jonatha Ventura - e receberam altas no ano passado e outros 13 saíram do local sem lesões.

As vítimas foram Athila Paixão, de 14 anos, Arthur Vinícius, 14 anos, Bernardo Pisetta, 14 anos, Christian Esmério, 15 anos, Gedson Santos, 14 anos, Jorge Eduardo Santos, 15 anos, Pablo Henrique, 14 anos, Rykelmo de Souza Vianna, 16 anos, Samuel Thomas Rosa, 15 anos, e Vitor Isaías, 15 anos.