Topo

Palmeiras

Garotos do Palmeiras encaram rival de frequentes jogos decisivos na base

Gabriel Verón, atacante do Palmeiras - Cesar Greco/Palmeiras
Gabriel Verón, atacante do Palmeiras Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

25/01/2020 09h00

Amanhã, às 16h, em Araraquara, o Palmeiras terá seu primeiro clássico na temporada, e diante de um rival que os recém-promovidos travaram partidas marcantes nas categorias de base. Nos últimos dois anos, o lateral-esquerdo Lucas Esteves, os volantes Gabriel Menino e Patrick de Paula, o meia Alan e os atacantes Gabriel Veron e Wesley, todos à disposição do técnico Vanderlei Luxemburgo, tiveram frequentes decisões diante do São Paulo.

Os dois clubes são costumeiros adversários em duelos de mata-mata da base. Em 2018, enfrentaram-se na Supercopa do Brasil sub-20, com título tricolor nos pênaltis, e na final da Copa RS, com festa alviverde, também nas penalidades. Em 2019, Choque-Rei marcante nas semifinais do Paulista sub-20, com Gabriel Menino, único dos garotos que deve ser titular neste domingo, fazendo gols na ida e na volta para classificar o Verdão. Ainda pela equipe sub-17, Gabriel Veron perdeu nos pênaltis, diante do rival, o Estadual da categoria.

"Ganhei muito e perdi muito do São Paulo. Acontece. É clássico, faz parte, não tem favorito. Mas, agora, a preparação é com muito mais motivação porque a cobrança é muito maior do que na base. Com certeza, sei o que significa esse clássico. É um clássico grande, ninguém quer perder, e é sempre bom ganhar", disse Wesley.

Se Gabriel Menino, titular no mais recente Choque-Rei do sub-20, tem vaga quase garantida para iniciar o clássico deste fim de semana, a maioria dos outros garotos vivem a expectativa da primeira partida oficial na temporada. Na vitória por 4 a 0 sobre o Ituano, Menino atuou o tempo todo e Veron entrou no intervalo. Já Esteves atuou no time principal por poucos minutos no ano passado e Alan e Patrick de Paula participaram só da Florida Cup.

Wesley, por sua vez, depois do título brasileiro sub-20 em 2018, passou a temporada passada emprestado ao Vitória, sendo um dos maiores dribladores da Série B. Retornou mostrando serviço, sendo um dos destaques no torneio amistoso nos Estados Unidos.

"Voltei melhor preparado. Continuo com a mesma ousadia de ir para cima, só que com mais bagagem e experiência. Sempre busco fazer o diferente na frente, sai naturalmente. Meu estilo de jogo é ir para cima e resolver o jogo no detalhe. Estou trabalhando firme para, se surgir a oportunidade, abraçar da melhor forma possível", disse o atacante, alvo de frequentes conversas com Luxa, que sempre pede "irresponsabilidade com responsabilidade".

"Ele me dá bastante atenção, principalmente pelo estilo de jogo. É gratificante trabalhar com um treinador do perfil dele. Quando ele falou sobre irresponsabilidade com responsabilidade, entendi como recado para mim e abracei. É saber o lugar de driblar. Atrás, não tem necessidade de fazer o que faço na frente, porque não resulta em nada. É com responsabilidade", afirmou.

Palmeiras