Topo

Colombiano do Flamengo foi joia do futsal e se destacou contra Falcão

Richard Rios em ação durante jogo do Flamengo contra o Vasco - Thiago Ribeiro/AGIF
Richard Rios em ação durante jogo do Flamengo contra o Vasco Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

23/01/2020 08h15

Possivelmente, Richard Ríos é o jovem que carrega a maior carga de curiosidade no elenco que representa o Flamengo no Campeonato Carioca. Ontem (22), o meio-campista colombiano se viu no centro dos holofotes quando foi acionado por Maurício Souza no segundo tempo da vitória sobre o Vasco, no Maracanã.

Não é só por ser o único estrangeiro do elenco alternativo que Richard é cercado de expectativas. O garoto de 19 anos de idade tem uma trajetória profissional peculiar, já que, até o início de 2019, era considerado uma joia do futsal. Fazia parte da seleção do seu país e até se destacou em duelo com Falcão, ídolo do Brasil na modalidade.

Contra Vasco, Richard atuou por cerca de 40 minutos, entrando na vaga de Matheus Dantas. Hugo Moura passou a atuar na zaga, liberando o colombiano para fazer a transição da defesa para o ataque. Ainda tímido e em fase de adaptação, foi burocrático, embora tenha exibido o seu potencial técnico, de toques curtos.

Mauricinho o elogiou e o "apresentou" à Nação logo após a vitória por 1 a 0, que marcou a estreia do jogador no elenco profissional do Flamengo.

"Até o início do ano passado, jogava futsal na seleção da Colômbia. A princípio, o clube trouxe para um processo de avaliação. É um jogador inteligente, de boa técnica. Assim que teve condições no sub-20, conquistou uma vaga. Teve oscilação natural, pois está se adaptando a este piso, o campo, mas é muito versátil, pode atuar nas três posições do meio, tanto que hoje o usei como segundo volante, depois com liberdade para ir à área", disse o treinador.

Siga o UOL Esporte no

Ao todo, foram dois meses de adaptação ao futebol de campo no Ninho do Urubu até Richard ter o desempenho aprovado, o que fez com que ele assinasse contrato válido até o fim do ano. Em entrevista recente à Fla TV, ele falou sobre os ajustes no campo e a chance de brilhar no Rubro-Negro.

"A princípio, jogava futsal pela minha altura. Eu não era muito alto. Então, no meu caso, jogava apenas futsal. Joguei na seleção sub-18 quando tinha 16 anos. Quando tinha 18, defendia a principal, com a qual vim para enfrentar a seleção brasileira, e foi quando o Flamengo me trouxe. E agora estou aqui, jogando pelo campeão da Libertadores, um clube gigante em todos os aspectos", elogiou.

"Eu me entendo muito bem com o Maurício (Souza) pois ele veio do futsal. E ele me entende bem também. Ele pede para eu jogar rápido no meio, com um, dois toques sempre, é o que me cobra mais", afirmou.

É provável que Richard tenha outras oportunidades na Taça Guanabara. A próxima pode ser já neste sábado, quando o Flamengo recebe o Volta Redonda, às 18h.