Topo

São Paulo

Pato tenta virada com resposta a fãs na internet e postagens motivacionais

Alexandre Pato participa de treino do São Paulo no CT da Barra Funda - Marcello Zambrana/AGIF
Alexandre Pato participa de treino do São Paulo no CT da Barra Funda Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

21/01/2020 10h00

Alexandre Pato parece disposto a recuperar espaço no São Paulo. Se depender do que tem mostrado neste início de 2020, o camisa 7 vai encerrar a desconfiança e virar peça importante no time de Fernando Diniz. Para isso, o atacante tem mostrado uma nova postura.

Na primeira metade deste mês, quando retornou das férias, o jogador recebeu uma oferta para atuar no futebol dos Emirados Árabes Unidos, o que lhe renderia um salário anual de cerca de R$ 19 milhões, mas decidiu recusá-la. Fatores como proximidade de sua família, de sua esposa e adaptação falaram alto, mas a vontade de dar certo no Tricolor também pesou.

Band: Alexandre Pato recusa proposta de time dos Emirados Árabes

Jogo Aberto

Não é à toa que o atacante são-paulino tem feito posts frequentemente em suas redes sociais com palavras de motivação para o ano de 2020. Além disso, tem respondido a vários fãs, principalmente no Twitter, que lhe dão apoio, mostrando uma proximidade que há algum tempo ele não demonstrava. O intuito, aparentemente, é dar o retorno que não conseguiu dar em 2019.

Essa motivação tem cativado também a atenção de Fernando Diniz, que nos últimos seis jogos da última temporada nem sequer colocou o jogador para atuar, deixando-o banco de reservas. Neste ano, o comandante parece que dará mais chances ao camisa 7 ao longo das competições e pode transformá-lo em um 12º jogador. Nos últimos dias, ambos têm conversado particularmente no campo.

Nos treinos táticos que antecedem a estreia no Campeonato Paulista, amanhã (22), contra o Água Santa, Diniz tem utilizado três jogadores para promover variações no time titular: Liziero, Everton e Alexandre Pato, que acabou conquistando essa utilidade nos últimos dias. Liziero tem entrado no lugar de Hernanes, liberando Dani Alves, e Everton tem alternado entre o meio (no lugar do Profeta) e nas pontas (substituindo Helinho ou Vitor Bueno).

Pato, por sua vez, é o reserva de Pablo, mesmo que já tenha expressado que prefere não atuar como a referência. Neste início de ano, ele tem topado ser o substituto para a posição de centroavante e ganhou a confiança do treinador. Assim, tem sido testado mais frequentemente como uma alternativa durante o jogo ou desde o início. Ele também substituiu Helinho, pelo lado do campo, algo que também pode acontecer dependendo das circunstâncias das partidas.

Para quem parecia desmotivado e sem gozar da confiança da comissão técnica na reta final da temporada passada, parece haver um movimento de mudança para 2020 e, dessa forma, o São Paulo espera tirar proveito. Resta saber se tudo isso será concretizado nas competições que virão.

O primeiro teste do Tricolor será na estreia do Paulistão, amanhã, às 21h30, no Morumbi, pela primeira rodada da fase de grupos do torneio. Uma provável equipe titular para começar a disputa tem Tiago Volpi; Juanfran, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Tchê Tchê, Daniel Alves e Hernanes; Helinho, Vitor Bueno e Pablo. Vale lembrar que Igor Gomes e Antony, que seriam titulares, estão com a seleção brasileira no pré-olímpico da Colômbia.

São Paulo