Topo

Imprensa espanhola destaca mudanças do Barcelona em estreia de Setién

19.jan.2020 - O técnico Quique Setién, em sua estreia pelo Barcelona - Albert Gea/Reuters
19.jan.2020 - O técnico Quique Setién, em sua estreia pelo Barcelona Imagem: Albert Gea/Reuters

20/01/2020 08h34

Ontem o Barcelona ganhou do Granada por 1 a 0 no Camp Nou, mas as câmeras estavam focadas na área técnica: era a estreia de Quique Setién no comando do time culé.

Hoje, a imprensa espanhola destaca diversos pontos novos que o comandante já tentou implementar após quatro dias de treinamento. O que se viu em campo foi um domínio total dos mandantes em termos de posse de bola e uma mudança no esquema tático.

Um dos aspectos que mais chamou atenção foi o número de passes feitos durante a partida. O Barça chegou na marca dos impressionantes 1005 trocas de bola. A última vez que os catalães haviam conseguido tal feito foi em novembro de 2012 quando Tito Vilanova era o treinador dos culés.

Esse é um sinal de que o famoso "tik tak" pode estar voltando à Barcelona, mas com o carimbo de Setién. Além disso, a precisão dos passes foi de 91% e a posse da pelota de 83% ao final da partida.

O esquema tático também sofreu algumas mudanças. Foi possível observar que durante a partida, quando o time possuía a bola, a equipe jogava com três zagueiros (Sergi Roberto, Pique e Umtiti) e variava o meio e o ataque.

Na área central, Busquets, Vidal e Rakitic eram fixos, podendo ter o auxílio de Alba e Ansu Fati, mas os dois eram coringas e também se alinhavam na frente com Messi e Griezmann. No momento sem bola, o lateral esquerdo voltava para recompor e fazer uma linha de quatro na defesa.

Além disso, Setién começou a formação com seis jogadores formados na base do clube e ao longo dos 90 minutos, utilizou oito ao todo. Riqui Puig foi a novidade dentre eles, pois o jovem fez sua estreia e participou da jogada do gol iniciando o lance com um roubo de bola.

O treinador também derrubou um tabu pessoal que nunca havia vencido seus primeiros jogos nas suas passagens anteriores por clube ou seleção. Nesta quarta-feira, os catalães enfrentam o Ibiza pela Copa do Rei e será possível observar o novo Barcelona em campo.

Setién analisa vitória em estreia pelo Barcelona; veja