Topo

Antes concorrida, lista do Palmeiras no Paulista tem até 5 vagas sobrando

Willian celebra gol marcado pelo Palmeiras na Florida Cup - Rafael Ribeiro/Florida Cup
Willian celebra gol marcado pelo Palmeiras na Florida Cup Imagem: Rafael Ribeiro/Florida Cup

20/01/2020 08h00

Nos últimos anos, a definição dos inscritos pelo Palmeiras na primeira fase do Campeonato Paulista gerou apreensão e foi comum jogadores recém-contratados ficarem fora. Mas, depois da definição de um elenco mais enxuto, o clube tem até cinco vagas abertas na lista principal, e uma preliminar precisa ser enviada à Federação Paulista de Futebol (FPF) nesta terça-feira, com atletas que serão relacionados para enfrentar o Ituano, na quarta, em Itu.

A FPF permite a presença de 26 atletas no que chama de lista A, mas abre a possibilidade de uma lista B, sem limitação de inscritos, com jogadores que tenham idade entre 16 anos completos e nascidos até 1999, registrados ininterruptamente pelo clube por, no mínimo, 12 meses, e ter participado de uma competição de base entre os campeonatos da FPF em 2019 ou antes.

Usando como base quem foi para a Florida Cup, e excluindo o volante Matheus Fernandes e o meia Gustavo Scarpa, que acertam transferência para a Espanha, sobram 20 jogadores, incluindo o goleiro Vinicius Silvestre e o zagueiro Pedrão, que, apesar de formados na base, não têm mais idade para estar na lista A. Também será inscrito nesse grupo o zagueiro Vitor Hugo, que ficou no Brasil em recuperação do condicionamento físico (veja a provável lista A abaixo).

Dessa forma, restam cinco vagas, caso o lateral-esquerdo Lucas Esteves, os volantes Gabriel Menino e Patrick de Paula, o meia Alan e os atacantes Gabriel Veron, Iván Angulo e Wesley apareçam mesmo na lista B. O único motivo que faria qualquer um deles aparecer na lista A é que o regulamento do Paulista permite que somente cinco atletas da lista B estejam em campo simultaneamente. Ou seja, se esses sete estiverem na lista B, ao menos dois terão de ficar, no máximo, na reserva, entrando nos lugares um do outro.

O espaço na lista A também é possível porque a ida da delegação aos Estados Unidos deixou claro publicamente quais atletas estão nos planos do técnico Vanderlei Luxemburgo. O volante Jean e o meia Guerra, por exemplo, ficaram no Brasil, buscando novos clubes. O mesmo aconteceu com Deyverson, que foi liberado para atuar no Getafe, já está na Espanha e se despediu do Verdão.

É certo que as 26 vagas da lista A não serão preenchidas. O Palmeiras segue sem contratar nenhum jogador para a temporada, mas busca reforços que, obrigatoriamente, terão de entrar nessa lista A até 6 de março, data-limite para inscrição na primeira fase do Estadual. Depois disso, é permitido a troca de quatro nomes, em 3 de abril, para disputa do mata-mata.

No momento, o Palmeiras tem se esforçado para contratar Rony, atacante do Athletico-PR e que também é cobiçado pelo Corinthians. As conversas com o Verdão estão avançadas e existe a expectativa de que sua chegada seja confirmada nesta semana. E a diretoria ainda trabalha com reforços em outras posições, mas mantendo o estilo discreto no mercado, sem fazer alarde.

Em relação à lista A, existe uma dúvida sobre Luan Silva. O atacante passou por duas cirurgias e ainda enfrenta um processo de recondicionamento físico. Está emprestado pelo Vitória até 31 de maio, mas, apesar de ter nascido em 1999, não atuou pelo Palmeiras em nenhum torneio da base e seu contrato iniciou em 25 de abril de 2019, o que o impede de estar na lista B. Havia planos para avaliá-lo no Paulista, mas isso o obriga a tomar uma vaga do grupo principal.

Provável lista A do Palmeiras (21 jogadores)

Goleiros: Weverton, Jailson e Vinicius

Laterais: Marcos Rocha, Mayke, Diogo Barbosa e Victor Luis

Zagueiros: Vitor Hugo, Felipe Melo, Gustavo Gómez, Luan, Pedrão e Emerson Santos

Volantes: Bruno Henrique e Ramires

Meias: Lucas Lima, Raphael Veiga e Zé Rafael

Atacantes: Dudu, Luiz Adriano e Willian

"Garantidos" na lista B do Palmeiras

Lateral: Lucas Esteves

Volantes: Gabriel Menino e Patrick de Paula

Meia: Alan

Atacantes: Gabriel Veron, Iván Angulo e Wesley