Topo

Liverpool

Klopp revela segredos para manter Liverpool em alto nível na Inglaterra

Jurgen Klopp  - Reuters/Carl Recine
Jurgen Klopp Imagem: Reuters/Carl Recine

17/01/2020 09h18

Jurgen Klopp tem se destacado desde sua chegada ao Liverpool, porém, nesta temporada, tem ganhado visibilidade por poder repetir um feito que apenas do Arsenal de 2003/2004 conseguiu na era da Premier League (que começou em 1992): ser campeão inglês invicto. Em entrevista para a beIN Sports ao lado de Arsene Wenger, treinador dos Gunners entre 1996 e 2018, o alemão explicou os segredos de sua equipe.

O comandante, que chegou ao time em 2015, disse que diversos jogadores tiveram que alcançar novos níveis de futebol desde que foram contratados e que agora estão tendo sucesso. Andy Robertson, lateral esquerdo, foi um exemplo usado pelo líder dos Reds.

"Robertson era sensacional atacando, mas ninguém o queria, porque defensivamente ele não era tão bom. Agora você vê que ele aprendeu a defender. Matip também veio de graça, ninguém o queria. Você precisa fazer boas decisões", disse.

O alemão também destacou as chegadas de Alisson, hoje considerado o melhor goleiro do mundo, e de Virgil van Dijk, que disputou a Bola de Ouro com Messi na última temporada.

"Eles foram caros, mas pelos jogadores certos tem que pagar isso e foi uma decisão fácil para falar com o clube. Eles já estavam no nível pronto. Virgil já chegou com as habilidades individuais, apenas teve que se adaptar ao nosso estilo. Mas Salah e Mané jogam diferentes de como jogavam na Roma e no Southampton, respectivamente. Todos tiveram que dar um passo.

O técnico francês que estava ao lado de Klopp, elogiou a capacidade do treinador que encontrou falhas ao chegar no Liverpool e conseguir substituí-las por talentos mundiais. A filosofia de jogo também é algo que chama a atenção de Wenger.

"Ele tem uma ideia clara do que quer fazer e consegue tirar dos jogadores o que quer. Se você der um mesmo treino para 10 treinadores diferentes, você terá 10 treinos diferentes. Por que uns conseguem tirar o que querem e outros não? É um mistério, mas mostra que ele (Klopp) tem qualidades", comentou.

Os Reds estão invictos no Campeonato Inglês após 21 jogos, 14 pontos na frente do Manchester City e com um jogo a menos. Faltam 17 confrontos para o time tentar manter a invencibilidade e igualar o feito do Arsenal de Wenger. Neste domingo, eles recebem o Manchester United, em Anfield, para manter a boa fase.

Liverpool