Topo

São Paulo

Com elenco em Cotia, Rojas segue tratando lesão no CT da Barra Funda

Atacante equatoriano Joao Rojas não entra em campo pelo São Paulo desde outubro de 2018 - Marcello Zambrana/AGIF
Atacante equatoriano Joao Rojas não entra em campo pelo São Paulo desde outubro de 2018 Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

09/01/2020 08h00

Enquanto o elenco do São Paulo está concentrado no CFA de Cotia desde a tarde de ontem, o atacante equatoriano Joao Rojas segue em tratamento no CT da Barra Funda. Ele se recupera da segunda cirurgia seguida no joelho direito e ainda deve demorar um tempo para ser liberado pelos médicos.

Rojas rompeu o tendão patelar do joelho direito no dia 26 de outubro de 2018, durante partida contra o Vitória, e não voltou mais a jogar. Em 12 de agosto de 2019, quase dez meses após a primeira cirurgia, ele rompeu o tendão quadricipital do mesmo joelho durante um treino de finalizações e precisou passar por nova cirurgia. Na época, ele começava a retomar a rotina de trabalho ao lado dos companheiros e se preparava para ficar novamente à disposição da comissão técnica.

Essa segunda operação está prestes a completar cinco meses. Lesões desse tipo costumam demandar cerca de oito meses de recuperação, prazo que se completará em abril. Mas o São Paulo, como de costume, não divulga uma expectativa de retorno.

O caso de Rojas tem uma particularidade: trata-se de uma situação raríssima, com rompimento em sequência de dois tendões do mesmo componente de movimento, o extensor. O tendão patelar fica abaixo da patela, enquanto o quadricipital fica acima. Um é a continuação do outro, são as conexões do músculo anterior da coxa ao osso.

Especialistas apontam que é difícil fazer previsão de retorno por não haver muitos precedentes e pelo fato de depender muito da evolução individual do atleta.

Rojas perdeu parte das férias para tentar acelerar o tratamento. Ele trabalhou no CT da Barra Funda até o dia 20 de dezembro, enquanto a maioria dos companheiros saiu para descanso no início do mês.

São Paulo