Topo

São Paulo

Bruno Alves vê evolução individual e acredita em São Paulo forte em 2020

Bruno Alves no CT do São Paulo, na Barra Funda - Érico Leonan / saopaulofc.net
Bruno Alves no CT do São Paulo, na Barra Funda Imagem: Érico Leonan / saopaulofc.net

23/12/2019 09h00

O São Paulo terminou a temporada sem títulos, jejum que já dura sete anos, mas nem por isso seus jogadores perdem destaque. Um desses casos é o de Bruno Alves, que mais uma vez terminou o ano em alta, conquistando prêmios individuais e se garantindo como um pilar defensivo da equipe. Ao site oficial do clube, ele falou sobre seu desempenho em 2019 e projetou bom 2020.

Embalado pela campanha no mata-mata do Paulistão, que levou o Tricolor para a final, Bruno foi eleito pela FPF um dos melhores zagueiro da competição. Após uma primeira fase complicada para os são-paulinos, ele já tinha sido um destaque, que acabou sendo potencializado nas fases eliminatórios, principalmente na semifinal, contra o Palmeiras, que não marcou gols.

"Foi muito importante ter sido eleito melhor do Paulistão, pela Federação Paulista de Futebol, podendo representar meus companheiros após uma grande campanha, que por detalhes não foi coroada com título", disse o beque.

No Campeonato Brasileiro, apesar de ter ido para o banco de reservas com Cuca em um curto espaço de tempo, sua boa forma na zaga continuou e não há dúvidas de que Bruno Alves foi responsável direto pelo São Paulo ter terminado a competição como a defesa menos vazada, com apenas 30 gols sofridos em 38 rodadas, ou seja, média de 0,79, menos de um tento por jogo. Dessa forma, ele conquistou o Troféu Mesa Redonda, como melhor da posição.

"Fiquei feliz e muito realizado em poder conquistar este prêmio de melhor zagueiro pelo Mesa Redonda, da Gazeta, uma premiação muito tradicional e que vem de anos. Divido tudo isso com todos do clube, com minha família, amigos e torcedores por tudo que me proporcionaram nesta temporada."

Com 52 jogos oficiais em 2019, ele foi o terceiro jogador do elenco que mais entrou em campo na temporada, perdendo apenas para Reinaldo (53) e para Tiago Volpi (58), sendo que esse último ficou fora de apenas duas partidas no ano. Bruno valorizou seu ano individualmente, apesar da falta de títulos, mas promete que o clube entrar forte na disputa para vencer em 2020.

"Faço um balanço muito positivo do meu ano e estou contente pela evolução. Infelizmente, não conseguimos alcançar alguns objetivos traçados, mas a equipe vai entrar forte em 2020 e certamente vamos brigar por títulos."

O zagueiro, que em 2018 já havia feito uma grande temporada, recebeu uma valorização salarial no fim do ano passado e em maio de 2019 ampliou seu vínculo, que iria até o fim de 2020, e passou a valer até 30 de junho de 2023. A renovação do contrato como Bruno era uma das prioridades dos dirigentes são-paulinos, que veem o jogador como essencial para o elenco. Ao todo, o defensor tem 99 jogos pelo clube e vive a expectativa pelo centésimo.

"Espero seguir assim, crescendo sempre, coletiva e individualmente, em busca de colocar o São Paulo no topo. Será meu quarto ano de clube, o terceiro desde o início. Em 2019, ainda pude renovar o meu contrato, o que me deixou muito satisfeito e ainda mais motivado em seguir fazendo meu melhor", concluiu.

O elenco do São Paulo curte férias neste momento, mas já tem data para se reapresentar. Será no dia 6 de janeiro, no CT da Barra Funda. No dia seguinte a delegação segue para o CT de Cotia, onde ficará por cerca de dez dias para aperfeiçoar os treinamentos de pré-temporada. O Tricolor estreia no Paulistão no dia 22 de janeiro, contra o Água Santa, no Morumbi.

Ouça o podcast Posse de Bola, a mesa redonda do UOL sobre futebol, com Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira.

Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas

São Paulo