Topo

Palmeiras anuncia contratação do técnico Vanderlei Luxemburgo

15/12/2019 18h56

Vanderlei Luxemburgo será o técnico do Palmeiras em 2020. O clube anunciou o acerto depois de reunião com o treinador na tarde deste domingo. Ele iniciará sua quinta passagem pelo Verdão, apontado como o nome ideal no mercado para reformular o elenco e montar um time ofensivo. Chegam junto o preparador Antônio Melo e o auxiliar Maurício Copertino, que já o acompanharam no Vasco neste ano.

Vanderlei Luxemburgo passou a ser um nome comentado com mais força na sexta-feira, enquanto Jorge Sampaoli se silenciava a respeito da oferta que recebeu. Diante da falta de acordo financeiro com o argentino, cogitou-se também o espanhol Miguel Ángel Ramírez, campeão da Copa Sul-Americana deste ano com o Independiente Del Valle, do Equador. Mas representantes de Luxemburgo foram procurados ainda na noite de sábado.

Vanderlei Luxemburgo tem seu nome na história do Palmeiras. Foi sob seu comando que o clube encerrou um jejum de quase 17 anos sem título ao vencer o Campeonato Paulista de 1993. Conquistou ainda os Brasileiros de 1993 e 1994, os Estaduais de 1994, 1996 e 2008 e o Torneio Rio-São Paulo de 1993 em suas quatro passagens anteriores pelo Verdão, de 1993 a 1994, de 1995 a 1996, em 2002 e entre 2008 e 2009.

De acordo com números do Palmeiras, Luxemburgo é o terceiro técnico que mais comandou (368 partidas, atrás de Oswaldo Brandão e Luiz Felipe Scolari) e venceu (221 vitórias, também perdendo somente para Brandão e Luiz Felipe Scolari) em toda a história do clube. Sua última passagem acabou em junho de 2009, por desentendimento com o então presidente Luiz Gonzaga Belluzzo.

Os principais aliados do presidente Mauricio Galiotte entendem que o treinador, que se desligou definitivamente do Vasco na sexta-feira, é o nome ideal no mercado para comandar a reformulação do elenco, visando um estilo ofensivo. Membros da alta cúpula veem nele a capacidade de fazer o time jogar para frente e com coragem, independentemente de seus últimos trabalhos. Diante da qualidade do elenco, o técnico é apontado como alguém em condição de colocar dentro de campo todo o seu potencial do plantel.

Luxemburgo é confirmado a exatos 38 dias do primeiro jogo oficial do clube em 2020, em 22 de janeiro, contra o Ituano, pelo Paulista. O elenco deve se reapresentar em 6 de janeiro e há uma ideia de reformulação a ser colocada efetivamente em prática com o substituto de Mano Menezes - o cargo de diretor de futebol, vago desde a demissão de Alexandre Mattos, no dia 1, foi preenchido por Anderson Barros somente na última quarta-feira.