Topo

Jesus diz que honraria influencia em 'futuro' e exalta: 'Flamengo é mais do que um clube, é uma nação'

12/12/2019 23h03

Jorge Jesus está em lua de mel com o Flamengo e o Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), o português foi agraciado com a Medalha de Tiradentes, honraria é destinada a pessoas que prestaram relevantes serviços à causa pública do estado.

Ao receber a homenagem, o treinador do Flamengo mostrou conhecimento sobre o peso histórico da condecoração, destacou a grandeza do clube em que trabalha e se rendeu ao 'jeitinho' brasileiro.

- Uma honra receber a medalha que leva o nome de um dos primeiros que combateu o colonialismo português. Joaquim José da Silva Xavier, tive a oportunidade de ler a história deste homem. Eu queria falar sobre a noção do que é, e foi, ganhar estes títulos pelo Flamengo. Sinceramente não tinha (noção). Para mim era uma situação normal desportiva. O Flamengo não representa um clube, representa uma nação. Uma identidade. Vai muito além de uma equipe de futebol. E isso eu estou aprendendo com o Flamengo. Sou português. Vocês são um povo especial. São um pouquinho diferente. Nos últimos seis meses, recebo um carinho que eu não estava acostumado a receber, e isso vai ter muita influência na minha decisão, não tenha dúvida - discursou Jesus.

Tiradentes foi um mártir da Inconfidência Mineira, um dos movimentos mais importantes na luta pela independência do Brasil colônia de Portugal. A figura mineira, que hoje dá nome a uma cidade de Minas Gerais e à honraria entregue pelo Governo do Rio de Janeiro, foi enforcado e esquartejado em praça pública na capital fluminense como uma demonstração de força da coroa portuguesa. Jesus deu seu ponto de vista sobre o recedimento da medalha por um português.

- É curioso para um português receber uma medalha que homenageia ele (Tiradentes). Ainda bem (que houve essa luta). Dom Pedro I também deu a Independência ao Brasil em 1822. Sem problemas sociais, não houve tiros, não houve sangue. Nós somos um povo que sabemos fazer as coisas. E Portugal e Brasil terão sempre uma ligação. Pela história, pelo sangue, e vamos sempre ligados de várias maneiras. Um país enorme, outro pequenino. Vocês são 209 milhões e nós apenas 10 milhões - disse o 'Mister'.

VEJA OUTROS TÓPICOS DA COLETIVA DE JORGE JESUS NA ALERJ

MUNDIAL DE CLUBES: AL-HILAL É DO NÍVEL DO FLAMENGO

Normalmente vocês, jornalistas, perguntam sobre o Liverpool e esquecem que nós temos uma semifinal contra o Al-Hilal. É uma equipe que foi toda montada por mim, sei o valor dela. Vocês vão ver quando jogarmos contra eles. Enfrentam à equipe da Tunísia, tenho quase certeza que vão ganhar, pois são muito mais fortes. Os quatro jogadores de frente foi eu que levei. Gomis, Giovinco, Carillo.. levei todos. São jogadores com história na Europa, vários ganham mais que jogadores do Flamengo. O Al-Hilal é do nível do Flamengo.

IDEIAS PARA ENFRENTAR O AL-HILAL

Nossa ideia vai ser sempre a mesma, sempre igual. Estratégia de jogo pode ser diferente de acordo com o adversário. Vamos trabalhar em cima disso. Vamos ter a oportunidade de assistir ao jogo do Al Hilal antes de os enfrentar. Talvez o Al Faraj, um dos melhores jogadores deles, volante e capitão, não possa jogar. É um craque, que joga em qualquer equipe do mundo.