Topo

Futebol


Especialista dá dicas para rubro-negros controlarem ansiedade

22/11/2019 20h25

O Flamengo faz uma das partidas mais importantes da sua história, neste sábado, às 17h (de Brasília), em Lima, no Peru. Rubro-Negros fazem a batalha final pelo título da Libertadores contra o River Plante (ARG). E em um dos momentos mais importantes dos últimos 38 anos para os torcedores do clube, muitos têm tido dificuldades para controlar a ansiedade antes do duelo. Em conversa exclusiva com o LANCE!, o especialista Programação Neurolingística (PNL), Eduardo Rocha, ensinou técnicas para manter o equilíbrio mental.

Rocha indica pensar positivo e não projetar o futuro. Práticas como ouvir música e meditação também podem ajudar os flamenguistas, horas antes do duelo decisivo.

- A ideia é desviar a atenção do pensamento negativo de ansiedade, que normalmente foca nos aspectos negativos e frustrantes, para a atenção no aqui e agora. Escutar uma boa música e meditar, são algumas práticas que ajudam a aliviar essa tensão. Outra estratégia é antes de começar a partida escutar músicas que resgatem o estado de motivação. Por último, fechar os olhos e imaginar como se já tivesse passado o jogo, indo para o momento de relaxamento após o jogo ter terminado - ensina Eduardo.

Para não cair na pilha

O especialista também recomenda não dar ouvidos às provocações dos adversários e ensina a escapar de forma elegante da situação, sem entrar em confronto.

- Um outro inimigo oculto desse confronto é a provocação dos torcedores de times adversário. A melhor estratégia para lidar com essas provocações é se preparar o suficiente para não entrar no estado de confronto. Sempre que alguém provocar, o indicado é respirar fundo e sorrir. Se ainda ficar na pilha, o indicado é imaginar que a voz do adversário é de algum personagem cômico, como por exemplo o Pato Donald. Isso ridiculariza a provocação - concluiu Rocha.

Flamengo e River fazem a final única pelo título da América, a partir das 17h (de Brasília), no Estádio Monumental de Lima, na capital peruana. Em caso de empate, o campeão será definido nos pênaltis.

Futebol