Topo

Botafogo enfrenta Athletico em busca de 'vitória improvável' fora de casa

17/11/2019 07h00

Durante a semana, o técnico Alberto Valentim destacou a importância de conseguir pontos fora de casa com "vitórias inesperadas", para evoluir na classificação do Campeonato Brasileiro. E no próximo domingo, em Curitiba, o Botafogo tentará romper com as estatísticas e superar o Athletico-PR, pela 33ª rodada. O Glorioso vive uma sequência de seis derrotas consecutivas como visitante. Desde o empate sem gols com o Ceará, dia 14 de setembro, o time não pontua longe do Nilton Santos. Na sequência, o Glorioso foi derrotado por Bahia, Fortaleza, Palmeiras, Vasco, Grêmio e Santos.

Veja a classificação do Campeonato Brasileiro

As duas vitórias fora do Rio de Janeiro foram contra equipes no Z-4. O Alvinegro venceu o Avaí, por 2 a 0, na 13ª rodada e o CSA, por 2 a 1, na 8ª rodada. Sob o comando de Valentim, foram três derrotas quando o Botafogo não era mandante.

O desempenho ruim quando o time atua longe do Nilton Santos pode ser visto no número de vezes que o time foi vazado. Ao todo foram 25 gols sofridos e somente 11 marcados.

A vitória sobre o Avaí, na última segunda-feira, trouxe um alívio momentâneo para o Botafogo, que saiu do Z-4. A tranquilidade veio em um bom momento para uma equipe que ainda se adapta ao novo técnico. Valentim teve um tempo maior para treinar a equipe, com a semana sem jogos.

O teste para colocar as filosofias do treinador em prática, depois de cinco dias de atividades não será fácil. O Furacão é uma das equipes com melhor desempenho. O time paranaense perdeu apenas quatro vezes como mandante na atual edição do Brasileiro, para Corinthians, São Paulo, Flamengo e Avaí (com time reserva).

- Nós precisamos ganhar. Falo de ganhar os jogos que muita gente não espera. O Athletico-PR é muito difícil de se enfrentar na Arena, e nós temos que dar uma resposta boa para nós em relação à classificação -- avaliou Valentim.

Vitória no primeiro turno

O retrospecto do Botafogo contra equipes que estão na zona de classificação para a Libertadores também não é animador. Em 12 jogos contra times no G-7, o Glorioso foi derrotado em onze.

A única vitória foi justamente contra o Athletico-PR, no Nilton Santos, no primeiro turno. O Botafogo venceu a partida válida pela 14ª rodada, por 2 a 1, de virada, com gols de Luiz Fernando e Diego Souza e uma boa atuação.

O confronto deste domingo é fundamental para a equipe permanecer fora do Z-4 e firme na briga para escapar da queda para a Série B.

Rival não acomoda

Mesmo garantido na Libertadores de 2020 por ter sido campeão da Copa do Brasil e sem chances de títulos no Brasileirão, o Athletico-PR não se acomoda na competição nacional. O time comandado por Eduardo Barros está em sexto lugar, com 50 pontos e pode subir para a quinta colocação, com uma vitória sobre o Botafogo.

Os jogadores e a comissão técnica assumiram o compromisso de apresentar o melhor futebol até o final do ano. Desde o título da Copa do Brasil, o time paranaense perdeu apenas uma vez para o Flamengo. Ao todo foram seis vitórias, seis empates e uma derrota, em 13 jogos.

A questão financeira também é uma motivação extra para a equipe terminar enter os seis primeiros. O valor das premiações varia de R$ 33 milhões a R$ 24 milhões e como o Furacão assinou com duas emissoras de transmissão, terá direito a uma quantia menor.