Topo

Esporte


La Liga lança reality show para descobrir jovens talentos no Brasil

Ex-jogadores Fernando Sanz, Zé Roberto, Mauro Silva, Denílson e Belletti farão parte do reality show - Divulgação
Ex-jogadores Fernando Sanz, Zé Roberto, Mauro Silva, Denílson e Belletti farão parte do reality show Imagem: Divulgação

13/11/2019 16h24

Poucos minutos debaixo de um sol escaldante. É isso que jovens aspirantes ao estrelato no futebol tem para mostrar o próprio talento em peneiras por todo o Brasil. Um formato idealizado pelo grupo LX para a La Liga (liga espanhola), porém, pretende reformular a maneira como novos craques são descobertos.

Este é o projeto Bravo!, reality show lançado ontem, que vai explorar um território com mais 30 milhões de praticantes de futebol e um mercado que representa cerca de 15% do setor global, de acordo com a FIFA. O programa vai escolher 13 jovens, entre 16 a 19 anos, para jogar em gramados espanhóis.

"Quando o Grupo LX e a LaLiga idealizou o projeto, tinha como objetivo trazer a atenção de toda a indústria do futebol brasileiro para a importância da profissionalização da base. Precisamos atrair investimentos, qualificar profissionais e desenvolver novos métodos de gestão para a formação de talentos nas categorias de acesso ao futebol profissional", afirma Dayyán Morandi, presidente do Grupo LX.

COMO FUNCIONA

Até 1º de dezembro, os interessados deverão se inscrever na plataforma do reality compartilhando vídeos com os seus melhores momentos nos campos. A primeira fase do recrutamento selecionará 900 atletas utilizando a tecnologia. Filtros levarão em conta as experiências prévias e o entendimento tático do jogo de cada um, como explica Bruno Pessoa, cofundador da Tero, responsável pelo desenvolvimento da plataforma que fará esse filtro inicial.

"Pensamos em um método de avaliação democrático, que possibilite a participação de jovens do Brasil inteiro, pois queremos alcançar os melhores talentos disponíveis. Conseguiremos fazer isso em escala, de maneira mais ágil, propiciando oportunidades reais para todos os inscritos", explica o executivo.

Após essa etapa, 900 serão selecionados para a uma peneira em um centro de treinamento em Sorocaba, interior de São Paulo. Desses, 78 formarão seis times com 13 jogadores. Durante três semanas, terão uma rotina de treinos e jogos mata-mata sob orientação de técnicos licenciados pela La Liga e embaixadores do programa, cada um responsável por uma equipe.

Os 13 jogadores do time vencedor viajarão para a Espanha para participar de um novo período de testes e torneios em gramados europeus.

"Falar da La Liga é falar do campeonato onde o talento brasileiro brilha. Grandes nomes marcaram a competição, e outros ainda estão escrevendo a sua própria história. Com BRAVO! desejamos contribuir para o desenvolvimento do esporte e promover entretenimento para todos", explica o representante da Liga no Brasil, Albert Castelló.

PADRINHOS

Sob a liderança de Fernando Sanz, diretor do Programa de Embaixadores e Lendas da LaLiga e diretor de Relações Institucionais Internacionais da LaLiga e do embaixador da LaLiga, Denilson e ex-jogadores da competição espanhola Edmilson, Djalminha, Zé Roberto, Cafú e Luís Fabiano servirão como treinadores especiais, patrocinando cada uma das seis equipes e ajudando os atletas, tanto na aplicação do treinamento quanto no diálogo durante a preparação.

As inscrições devem ser feitas no site www.bravoreality.com.

Esporte