Topo

'As multas por racismo no esporte são ridículas', critica Rapinoe

Megan Rapinoe comemora gol dos EUA diante da França nas quartas de final da Copa do Mundo 2019 - Lionel Bonaventure/AFP
Megan Rapinoe comemora gol dos EUA diante da França nas quartas de final da Copa do Mundo 2019 Imagem: Lionel Bonaventure/AFP

12/11/2019 10h40

A atacante Megan Rapinoe criticou as multas dadas pela Fifa em casos de racismo. O preconceito racial aumentou consideravelmente nos estádios nessa temporada em diversos países europeus. A americana pontua também que os atletas não podem ser coniventes com a atitude das torcidas e pediu punições maiores.

"Se houver um único exemplo de racismo e as jogadoras em campo não ficarem indignadas, então elas são parte do problema. Uma multa de 65 mil libras é uma piada, as multas por racismo no esporte são ridículas. Para mim deve ser uma medida extrema, que cause danos à equipe e à federação. Então tem que ser um grande dano financeiro" disse à 'BBC'.

Os casos

No último domingo, Taison foi ofendido pela torcida do Dynamo de Kiev, em clássico com o Shakhtar Donetsk, reagiu ao racismo e foi expulso pelo juiz. O brasileiro, após o ocorrido, foi ao 'Instagram' e pontuou, em post, que para lutar contra o racismo é necessário ser "anti-racista".

A organização inglesa 'Kick It Out', que trabalha na inclusão e no combate à discriminação, divulgou, em julho, um relatório que comprovou o aumento, em 47%, de casos de racismo dentro de estádios no Reino Unido na última temporada.