Topo

Abre o olho, Fla! Herói contra o Vasco deixa alerta sobre 'favoritismo' no Clássico dos Milhões

12/11/2019 08h40

O Clássico dos Milhões voltará a trazer nesta quarta-feira um tempero bem diferente para a rivalidade entre Flamengo e Vasco. Enquanto o badalado elenco do Rubro-Negro de Gabigol, Bruno Henrique & Cia. lutará no Maracanã para ficar ainda mais próximo do título brasileiro, o Cruz-Maltino comandado por Vanderlei Luxemburgo, com elenco limitado, tentará se manter em uma situação segura na competição nacional.

Há 30 anos, Bujica desbancou o badalado Vasco. O atacante, que foi responsável por garantir o 2 a 0 naquela edição do clássico, deixa o alerta.

- A situação atual é muito parecida com 1989, mas agora quem tem de tomar cuidado é o Flamengo, pois tem um time superior tecnicamente e vem a campo como favorito. Nós não vínhamos bem no Campeonato Brasileiro e, do outro lado, o Vasco tinha a chamada "SeleVasco". Era um time cheio de jogadores badalados, muito bom. Mas por descuido, falta de concentração, e até um pouco de soberba, nós fomos lá e vencemos - recordou o atacante, ao LANCE!, sobre o Flamengo que contava com nomes como Zico, Júnior, Alcindo e Zinho.

Em 5 de novembro daquele ano, os holofotes estavam voltados para o reencontro do astro vascaíno Bebeto com o seu ex-clube. O Vasco (que mais tarde foi campeão nacional) ainda tinha em seu elenco Acácio, Luiz Carlos Winck, Marco Antônio Boiadeiro e Tita. Porém, coube ao jovem rubro-negro Bujica entrar em cena.

No primeiro tempo, ele deixou Quiñonez caído após receber passe de Zico e abriu o placar. Na etapa final, o atacante aproveitou novo lançamento do Galinho e concluiu para a rede, contrariando prognósticos de muita gente.

- Falaram muita coisa durante a semana. Que o Zico e o Júnior eram "velhinhos", que o Vasco ia vencer com facilidade... Aquilo serviu de motivação para a gente. E eis que o Zico jogou uma barbaridade! Tinham preparado uma festa para o Bebeto, mas eu, aquele menino magrinho, fiz os dois gols do Flamengo. Foi um momento para não esquecer.

A partida ainda foi marcada por outra situação. Bebeto foi expulso após uma confusão com o goleiro Zé Carlos.

Com a vivência de quem lidou com muitas emoções no clássico, Bujica dá o recado ao atual elenco rubro-negro sobre como se portar no clássico desta quarta-feira, diante do Vasco.

- O Flamengo está muito concentrado, respeitando os adversários. Mas o Vasco tem um time muito bem entrosado, competitivo, e clássico é outra história. Os times se transformam.

JOGO RENDEU APELIDO CURIOSO A BUJICA

O dia 5 de novembro de 1989 não só fez com que Bujica entrasse para a lista de destaques do Flamengo em clássicos diante do Vasco, mas ainda lhe rendeu um apelido para lá irreverente.

- O Vasco tinha um time considerado muito caro, com jogadores de alto nível. O próprio Bebeto sempre foi um grande jogador, inclusive. Aí foram e me chamaram de "Caçador de Marajás", que era como o Fernando Collor (de Mello, que futuramente se elegeu presidente da República) prometia ser durante a campanha eleitoral dele (risos)- recorda o ex-atacante, com bom humor, sobre a repercussão em torno daquele Clássico dos Milhões.

Bujica expõe sua gratidão sobre o período no qual atuou com a camisa rubro-negra.

- Aquele time era muito dedicado. Só de eu poder jogar com os meus grandes ídolos Zico e Junior foi um verdadeiro privilégio, passavam muitos conselhos para nós. Mas tínhamos o Alcindo, o Zinho, o Luis Carlos, o Zé Carlos, que era um grande goleiro. Para aquele jogo, não vínhamos bem, mas sabe como é clássico, né?! - disse Bujica.

Ele ainda se recorda como foi seu desempenho no confronto pelo Campeonato Brasileiro de 1989.

- Peguei pouco na bola no clássico. Mas foi suficiente e pude fazer a diferença, felizmente - completou.

OS CONSELHOS E EXPECTATIVAS SOBRE O ATUAL FLAMENGO

O que esperar do Flamengo para este duelo?

Ah, o elenco todo está muito bem. Bruno Henrique está voando, Gabigol é um jogador que está me surpreendendo demais. Jogadores como Pablo Marí, Rafinha, Arão e Everton Ribeiro. O Gerson tem mostrado muita qualidade. Mas, principalmente, é um time que a gente nota que está com muita confiança. É claro que não dá para dizer que o Flamengo é imbatível, mas acredito que possa dar muito orgulho e muitas conquistas para o torcedor.

A torcida soltou no Maracanã o grito de "campeão" Como costuma ser para o jogador lidar com isto no dia a dia?

Ah, é uma empolgação inevitável, né?! Pela maneira como o Flamengo vem jogando, pela sequência bem forte dos jogos. Cabe aos atletas não levarem esta euforia para campo. Saberem manter os pés no chão e, para este clássico diante do Vasco, manter o discurso de respeito com o rival. Afinal, são 18 pontos a serem disputados. Mas o que chama atenção, aliás nesta equipe, é como os jogadores estão bastante determinados.