Topo

Brasileirão - 2019

Gabigol iguala recorde de Hernane Brocador no Flamengo

Gabigol durante o jogo do Flamengo contra o CSA - REUTERS/Pilar Olivares
Gabigol durante o jogo do Flamengo contra o CSA Imagem: REUTERS/Pilar Olivares

01/11/2019 07h35

Não teve vitória do Flamengo nessa rodada, mas saiu gol do Gabigol mais uma vez. E apesar do frustração com empate em 2 a 2 com o Goiás, após estar vencendo por 2 a 0, o atacante tem um bom motivo para comemorar o tento contra o Esmeraldino: o camisa 9 igualou o recorde de gols de um jogador do clube em uma mesma temporada neste século, com 36 bolas na rede.

Gabriel empatou com Hernane, que em 2013 marcou as mesmas 36 vezes. No entanto, o Brocador precisou entrar em campo em 58 partidas, enquanto que o atual artilheiro rubro-negro atuou em apenas 49 até agora. Com nove jogos do Brasileiro ainda pela frente e a final da Libertadores, é bem provável que o recorde ainda seja quebrado este ano.

O maior volume de gols da história de um jogador do Flamengo, no entanto, dificilmente sairá das mãos - ou dos pés - de Zico um dia. Em 1979, o Galinho estufou as redes 81 vezes - somando amistosos - e é até hoje o maior registro do clube. A segunda maior marca também é sua: 56, em 1976.

Na Era pós-Zico, o recordista ainda é Romário. Em 1999, no seu último ano com a camisa rubro-negra, o Baixinho marcou 48 gols em 55 partidas.