Topo

Botafogo

Plano de negócios entra na fase final e Botafogo avança rumo à S/A

Projeto para transformar clube em empresa está caminhando e anima Botafogo para 2020 - Bruno Braz / UOL Esporte
Projeto para transformar clube em empresa está caminhando e anima Botafogo para 2020 Imagem: Bruno Braz / UOL Esporte

30/10/2019 15h14

O Botafogo deu mais um passo rumo à profissionalização do departamento de futebol. Praticamente pronto, o plano de negócios da Botafogo S/A será apresentado ao Conselho Diretor do clube até a próxima terça-feira. Na última terça-feira, o Conselho Fiscal do clube de General Severiano teve acesso a parte do business plan e o sinal foi positivo.

O planejamento da separação do departamento de futebol da parte social do clube ficará pronto até o início da próxima semana. Deste modo, a diretoria terá acesso aos números. A lógica é a seguinte: após o parecer do Conselho Fiscal, o Deliberativo do Botafogo convocará uma reunião extraordinária para a votação da mudança do Estatuto para permitir a separação das partes.

Se o projeto for aprovado internamente, o Botafogo iniciará o último - e, talvez, mais complicado - passo rumo à profissionalização: a busca por investidores. Ainda não nenhum contrato concreto, mas algumas empresas estrangeiras já demonstram interesse no projeto e o Alvinegro iniciou conversas, mas ainda de forma leve. Com um documento consolidado, a cúpula alvinegra espera intensificar as conversas por parcerias econômicas.

Nos últimos meses, o Botafogo vem focando as atenções em um processo de internacionalização, justamente pensando nessa captação de investidores. A parceria com o governo chinês por exemplo, está consolidada e a marca do clube aparece com certa frequência no cotidiano das categorias de base do país asiático.

O grupo que elaborou o plano de negócios é o mesmo que vem debatendo as questões da formação do clube-empresa desde o estudo da Ersnt & Young, encomendado pelos irmãos Moreira Salles, praticamente semanalmente. Esta cúpula é lidera por Nelson Mufarrej e conta com outras presenças importantes dentro do clube, como membros da diretoria e torcedores ilustres.

Nos próximos dias, o Botafogo deve divulgar uma nota dando esclarecimentos sobre essa nova parte do projeto. É esperado que o documento traga detalhes de quem possa liderar a parte da busca por investidores.

Botafogo