Topo

Alexandre Pato vive maior jejum de gols desde que voltou ao São Paulo

Alexandre Pato lamenta uma das chances perdidas contra o Avaí - Marcello Zambrana/AGIF
Alexandre Pato lamenta uma das chances perdidas contra o Avaí Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

27/10/2019 07h00

O São Paulo tem um compromisso difícil na tarde de hoje, às 16h (de Brasília), no Morumbi, diante do Atlético-MG. A vitória dentro de casa é o resultado mais esperado por jogadores, torcedores e comissão técnica e, para que os três pontos sejam conquistados, a missão de marcar gols deve continuar com Alexandre Pato, que por sua vez tem números piores do que em suas outras temporadas com a camisa tricolor.

Nesta 28ª rodada, o adversário são-paulino traz boas lembranças para o camisa 7, já que, no primeiro turno do Brasileirão, ele foi o autor do gol de empate diante do Galo, no Independência. Naquele momento, Pato era um ponto fora da curva de um time que penava para criar chances de gol. Atualmente, ainda há dificuldades no setor ofensivo e o atacante não vem bem.

Já são cinco jogos sem um tento de Pato. O último aconteceu na vitória por 3 a 2 contra o Santos, quando ele marcou duas vezes. Esse jejum já é igual ao seu maior nesta temporada, em maio, quando enfrentou Flamengo, Bahia (três vezes) e Corinthians.

No último domingo, contra o Avaí, um lance ficou bastante marcado na memória do torcedor, que viu Pato receber bola açucarada de Antony e, sem goleiro, perder oportunidade incrível de balançar a rede no Morumbi. Naquele dia, o atacante foi quem mais finalizou: 2 certas e 2 erradas. Entre os são-paulinos, ele é também o que mais chuta a gol no Brasileiro, com média de 2,1 finalizações por partida. Antony aparece em segundo com média 2,0.

Pato sofreu com três lesões (uma na cervical, um edema na coxa direita e um estiramento na coxa direita) desde a sua volta ao clube, que o deixaram fora de dez jogos do Brasileirão. Até aqui, ele disputou 19 partidas oficiais pelo clube e marcou apenas cinco gols. A média de 0,26 por duelo é a pior se comparada com suas outras temporadas com a camisa tricolor.

Em 2014, Pato foram 39 jogos e 12 gols, média de 0,31 tentos por confronto. Já em 2015, sua melhor temporada pelo Tricolor, Pato entrou em campo em 59 jogos oficiais e marcou 26 gols, média de 0,44 por partida. Ainda que com números menos expressivos (cinco gols) do que outrora, ele é o terceiro maior artilheiro do time em 2019, atrás de Reinaldo, com seis gols, e Pablo, com sete.

Contra o Atlético-MG, pode ser a chance de Alexandre Pato iniciar uma melhora nessas estatísticas e terminar a temporada com metas pessoais alcançadas, além de ajudar a equipe a conquistar o objetivo traçado neste Brasileirão, que é uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores de 2020. Uma boa vitória pode encaminhar ainda mais essa classificação e engatar uma boa sequência ao principal atacante do time.

Alexandre Pato com a camisa do São Paulo:

  • 2014: 39 jogos/12 gols/0,31 gol por jogo
  • 2015: 59 jogos/26 gols/0,44 gol por jogo
  • 2019: 19 jogos/5 gols/0,26 gol por jogo