Topo

Carlos Eduardo pode ser titular no Palmeiras depois de cinco meses

Carlos Eduardo pode ser titular no Palmeiras contra o Avaí - Ale Cabral/AGIF
Carlos Eduardo pode ser titular no Palmeiras contra o Avaí Imagem: Ale Cabral/AGIF

25/10/2019 07h00

O atacante Carlos Eduardo pode voltar a ser titular no Palmeiras depois de exatos 158 dias. Com Willian vetado por problema na perna direita, o atacante deve receber sua primeira oportunidade de começar uma partida sob o comando de Mano Menezes no domingo (27), contra o Avaí, em Florianópolis (SC), pelo Campeonato Brasileiro.

A última oportunidade de começar um confronto do jogador, contratado por US$ 6 milhões (mais de R$ 23 milhões) do Pyramids, do Egito, foi pela Copa do Brasil. Em 22 de maio, o camisa 37 fez parte de uma formação repleta de reservas escolhida por Luiz Felipe Scolari e que derrotou o Sampaio Corrêa por 1 a 0, no Maranhão, pelo confronto de ida das oitavas de final.

A primeira chance depois de cinco meses vem com a aprovação de Mano Menezes no desempenho de Carlos Eduardo. A oportunidade aparece porque Willian sentiu dores em uma antiga fibrose na perna direita e Zé Rafael e Hyoran não atuaram bem quando foram titulares.

Mas Carlos Eduardo já esteve cotado pelo treinador em 22 de setembro, contra o Fortaleza, quando Dudu cumpriu suspensão. A escolha, contudo, foi por Zé Rafael, que não agradou na vitória por 1 a 0, com Carlos Eduardo saindo do banco para entrar durante o segundo tempo.

Ontem, quando o treino foi integralmente aberto à imprensa na Academia de Futebol, o contestado atacante atuou bem, jogando aberto pela esquerda, com Dudu do outro lado. Carlos Eduardo chegou a fazer um golaço, em bela finalização de fora da área - exatamente como na única vez em que balançou as redes pelo clube, definindo a vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, em 16 de março, pelo Campeonato Paulista, no Pacaembu.

Na visão de Mano, Carlos Eduardo dá velocidade à equipe, com características similares às de Dudu. Assim, diante do Avaí, último colocado do Campeonato Brasileiro, a aposta deve ser em explorar os lados do campo, exatamente da forma que o treinador trabalhou, inclusive demarcando o campo reduzido para dar liberdade aos pontas.

Apesar de ainda não ter sido titular com o técnico, Carlos Eduardo atuou quase o tempo inteiro na derrota por 2 a 0 para o Santos, no último dia 9, na Vila Belmiro, entrando no lugar de Luiz Adriano, que saiu machucado, aos 25 minutos de jogo. A opção do treinador foi por abrir Carlos Eduardo e colocar Willian como centroavante.

A confirmação do time titular sairá em treinamentos fechados que serão realizados hoje e amanhã. Aos 22 anos, e uma das novidades para a temporada, Carlos Eduardo tem 18 partidas pelo Palmeiras (duas com Mano, contra Fortaleza e Santos). A única em que atuou integralmente foi exatamente na última como titular, contra o Sampaio Corrêa, há cinco meses.