Topo

Futebol


Torcida faz diferença e Nilton Santos se torna 'fortaleza' do Botafogo

23/10/2019 06h00

Ao mesmo tempo, o CSA empatava a partida contra o Botafogo e o Ceará fazia um gol no Bahia, em Pituaçu. Em termos de tabela, era o pior cenário para o Glorioso. Mesmo assim, a torcida do Alvinegro presente no Estádio Nilton Santos, palco do duelo diante dos alagoanos, entoou o canto e apoiou o time de Alberto Valentim. Três minutos depois, Igor Cássio desempatou e garantiu a vitória para a equipe mandante, que respirou no Campeonato Brasileiro.

> ACOMPANHE O DIA A DIA DO BOTAFOGO

A torcida foi a protagonista da vitória sobre o CSA. Apesar do gol contra de Luciano Castan, do lançamento de Gabriel, do gol de Igor Cássio e da entrega de João Paulo, a energia vinda dos mais de 18 mil presentes no Estádio Nilton Santos foi o destaque que fez o Botafogo superar o pior momento dentro da partida, no gol sofrido por Ricardo Bueno, para, rapidamente, reconquistar a vantagem no placar.

No pior momento do Botafogo no Campeonato Brasileiro, inclusive, o Estádio Nilton Santos foi a melhor notícia que a equipe poderia receber. Foi assim contra Goiás e CSA. Aos poucos - e com a realização de promoções de ingressos -, a mistura entre arena e arquibancada vai se tornando uma das armas do clube de General Severiano para a luta contra as últimas posições na tabela.

- Muito feliz, o torcedor nos ajudou muito. Depois do pênalti, primeiro a torcida grita o nome do Gatito e, assim que infelizmente ele não pega, a torcida acendeu de novo o Nilton Santos e nos ajudou rapidamente a fazer o 2 a 1 - colocou Alberto Valentim, após a partida.

A torcida do Botafogo já deu exemplos recentes de que o apoio vindo das arquibancadas pode gerar resultados dentro de campo. Foi assim em 2016, quando a extinta Arena Botafogo, na Ilha do Governador, ajudou a levar a equipe de Jair Ventura, na época, à Taça Libertadores. No ano seguinte, o Nilton Santos viu apenas uma derrota, contra o Barcelona-EQU, na campanha da competição internacional.

As duas vitórias do Botafogo no segundo turno foram no Estádio Nilton Santos. Se o momento fora das linhas é conturbado, a força das arquibancadas faz isto ficar pelo ar. O Alvinegro ainda fará mais seis partidas em seus domínios nesse Brasileirão: Cruzeiro, Flamengo, Avaí, Corinthians, Internacional e Ceará.

> CONFIRA A TABELA DO CAMPEONATO BRASILEIRO

Futebol