Topo

Paulistão terá menos datas em 2020, mas mantém lista de 26 jogadores

22/10/2019 12h31

A Federação Paulista de Futebol e os clubes que disputam a Série A1 decidiram diminuir de 18 para 16 datas o Campeonato Paulista de 2020. Diferentemente da edição de 2019, as quartas e semifinal do ano que vem ocorrerão em jogo único. Apenas a decisão continua tendo ida e volta.

Outra alteração que estava em pauta era aumentar a lista de inscrição de jogadores de 26 para 30, mesmo número da Libertadores. O Conselho Técnico, contudo, entendeu ser melhor seguir com uma relação menor e inscrições ilimitadas na lista B, para atletas de base. Ficou mantido também que cada clube poderá realizar só uma troca no comando técnico durante o torneio.

O Paulistão do ano que vem ocorrerá entre os dias 22 de janeiro e 26 de abril. Diferentemente de 2019, a competição irá parar quando houve Data Fifa. Na primeira fase, serão quatro grupos com quatro times, com confrontos apenas entre equipes que não formam a mesma chave.

O árbitro de vídeo será totalmente custeado pela Federação Paulista de Futebol, mas só estará disponível para o mata-mata. Esta é mais uma decisão mantida da temporada de 2019.

O campeão estadual receberá R$ 5 milhões de premiação em 2020, enquanto o vice-campeão levará R$ 1,65 milhão. Mesmo depois de confusões com Palmeiras e São Paulo nos últimos dois anos, os clubes preferiram manter a entrega de medalhas no pódio para o segundo colado.