Topo

Parceiro do Athletico-PR, clube do Chipre é modelo de gestão na Europa

18/10/2019 22h02

O Athletico-PR é um clube referência na sua maneira de gerir o futebol. Recentemente, os resultados têm aparecido dentro de campo, e o clube passou a brilhar no cenário nacional e internacional. Com a conquista da Copa Sul Americana de 2018, Copa Suruga e Copa do Brasil desse ano, o rubro-negro paranaense tem se colocado no meio dos grandes clubes do Brasil.

O Apoel FC, clube do Chipre, também com um modelo de gestão bem-sucedido dentro do futebol, tem desde 2017 uma parceria com o Athletico. O presidente do clube cipriota, Prodromos Petrides, falou um pouco sobre a parceria do clube europeu com o time brasileiro.

- O Athletico foi o primeiro clube a expressar a intenção de colaborar com o Apoel FC em diferentes níveis. Primeiro, devido ao nosso interesse no mercado brasileiro, procurávamos um clube pronto para abrir um caminho para a Europa e nos dar opções em relação a jogadores de futebol. Depois, eles expressaram sua intenção de nos receber no clube, no estádio e, especialmente, no campo de treinamento "em casa". Tivemos a chance de visitá-los, conversar com eles, ver todas as instalações e decidimos entrar em uma "corporação ganha-ganha". Estamos muito felizes com isso. O Athletico sempre será um verdadeiro parceiro no mercado brasileiro e gostaria de agradecer mais uma vez por sua abordagem profissional e corporação com o Apoel FC.

Em 1997, o Apoel passou por um momento de mudança na sua gestão do futebol. Parecido com o modelo que se estuda ser implantado no Botafogo, o clube passou a ser dividido em dois. O futebol foi desassociado da parte social de clube, e começou a ser gerido como uma empresa. O presidente do Apoel destaca a evolução do clube nos últimos anos e a ascensão nas competições europeias.

- Antes de 10 anos, uma equipe do Chipre para participar das competições europeias de elite era mais ou menos como um sonho. O Apoel FC conseguiu se classificar para a fase de grupos europeus, 8 vezes nos últimos 11 anos. Chegamos às quartas de final da Liga dos Campeões e à fase de "16" na Europa League. Essas são conquistas normais para uma equipe proveniente de um país de apenas um milhão de habitantes. Nosso objetivo é permanecer nesse nível e lutar sempre pelo melhor.

O mandatário também falou um pouco sobre o grande número de jogadores brasileiros que já passaram pelo clube, e a admiração que tem pelo futebol brasileiro em geral.

- O mercado brasileiro é o maior mercado de futebol do mundo. Lá você encontra jogadores de muito boa qualidade que não são tão caros. O Apoel FC é um time que joga quase todos os anos em grandes competições europeias, como a UEFA Champions League ou a Europa League, mas ao mesmo tempo não é um clube que pode gastar dez milhões para comprar os jogadores brasileiros de elite. É um clube que oferece oportunidades aos jogadores que podem desenvolver sua maneira de jogar através do Apoel FC. Desde o início dos anos 90, quando jogadores estrangeiros permitiram entrar e jogar no Chipre, o Brasil era o país com mais representantes na equipe do Apoel. Gostamos do estilo brasileiro de futebol e muitos jogadores brasileiros são notáveis por suas conquistas com as cores do nosso time.