Topo

Por Reinier, Flamengo aciona STJD, que dá prazo para resposta da CBF

15/10/2019 11h59

Após manter Reinier no grupo e o atleta não se apresentar à Seleção Brasileira Sub-17, a diretoria do Flamengo ingressou no STJD com Medida Inominada com pedido de tutela de urgência para contar com o meias nas rodadas do Campeonato Brasileiro entre 16 de outubro e 10 de novembro, quando será disputada a Copa do Mundo da categoria - o jovem havia sido convocado pelo técnico Guilherme Della Dea, mas já foi substituído por Pedro Luan, do Grêmio.

O presidente do STJD, Paulo César Salomão Filho, oficiou a CBF na noite de segunda-feira, dando um prazo de 24h para manifestação da entidade. Ou seja, até esta terça. A ideia do Flamengo é contar com Reinier diante do Fortaleza, nesta quarta, no Castelão. O jogador está no Ceará treinando com o elenco.

Os atletas Daniel Cabral e Reinier foram convocados por Guilherme Della Dea para a disputa do Mundial Sub-17, que será disputado no Brasil entre os dias 26 de outubro e 17 de novembro. O Flamengo foi informado das convocações no dia 20 de setembro, e foi acordado que Reinier se apresentaria na Granja Comary, em Teresópolis, na segunda-feira, mas o clube não o liberou.

Por sua vez, a direção da Gávea enviou um ofício à CBF informando o veto da apresentação de Reinier, ressaltando os desfalques do elenco - Diego, Lincoln, Berrío, Arrascaeta, Rafinha e Filipe Luís estão lesionados, enquanto Bruno Henrique e Everton Ribeiro cumprirão suspensões diante do Fortaleza. O clube também destacou as convocações de Rodrigo Caio e Gabriel Barbosa para a Seleção Brasileira. Os dois perderam os jogos contra Atlético-MG e Athletico e retornaram da Singapura direto para a capital cearense nesta segunda-feira.

Em busca de amparo legal para Reinier atuar no Brasileirão, o Flamengo ingressou com a Medida Inominada com pedido de liminar ressaltando que o mundial Sub-17 não é uma competição "data FIFA" e, portanto não possui obrigatoriedade na liberação do jogador. Por outro lado, Daniel Cabral, Lázaro e Vinícius Marques - convocados posteriormente - foram liberados à Seleção.

Apesar da não obrigatoriedade na liberação o clube alega que o registro de Reinier na "Gestão Web" da CBF não está liberado. Desta forma, o Flamengo solicita através de liminar que o STJD determine a liberação de Reinier no sistema no período da convocação com o objetivo de que o clube não sofra nenhuma infração disciplinar pela escalação durante o período do Mundial.