Topo

Bayern de Munique

Coutinho reencontra bom futebol e dá sinais de evolução no Bayern

Philippe Coutinho vibra com a camisa do Bayern de Munique - Michael Dalder/Reuters
Philippe Coutinho vibra com a camisa do Bayern de Munique Imagem: Michael Dalder/Reuters

03/10/2019 18h45

De preterido por Ernesto Valverde a peça-chave de Niko Kovac. Após uma temporada e meia no Barcelona, Philippe Coutinho chegou ao Bayern de Munique, por empréstimo, nesta última janela de transferências e já se tornou um nome importante para o esquema do time alemão.

Em sete jogos com os bávaros, Coutinho já tem dois gols e três assistências, além de boas atuações e inúmeras chances criadas, algo que raramente vinha sendo visto com o Barcelona. Mas será este apenas um início forte, ou ele realmente pode voltar a ser o mesmo jogador que fez sucesso no Liverpool? Veja os motivos que fizeram Coutinho voltar a jogar bem.

Novos ares

Querendo ou não, o clima em Barcelona não era bom para Coutinho. Com a enorme expectativa criada pela torcida e pela imprensa espanhola em função do valor gasto em sua contratação, o brasileiro era muito cobrado para se adaptar rápido e mostrar o futebol que o fez ser destaque no Liverpool.

Em um ambiente mais tranquilo e onde a torcida do Bayern o acolheu, Coutinho passou a jogar mais solto e com mais confiança, o que fez com que o brasileiro desse sinais de que está recuperando seu bom futebol.

Confiança

Além do ambiente complicado que se tornou o Barcelona para Coutinho, outro fator preponderante para essa nova fase do brasileiro é a confiança dentro de campo. No Barça, era notória a insegurança do meia em algumas jogadas, onde cada erro virava uma bola de neve de críticas.

Já nesta amostra de jogos com o Bayern, Coutinho parece estar mais confiante e jogando com mais desenvoltura. Dribles, assistências e jogadas dignas do 'Pequeno Mágico', como foi apelidado pela torcida do Liverpool, voltaram a aparecer.

Mudança de posição

No Barcelona, Coutinho costumava atuar aberto na ponta esquerda, diferentemente do que tem feito no Bayern. Pelo Barça, foram 76 partidas, sendo 59 delas como meia/ponta-esquerda, que resultaram em 17 gols e seis assistências. Números bem abaixo do esperado para o nível de Coutinho.

Já no Bayern, elevem atuando como o principal meia de criação, centralizado, onde atuou em apenas oito partidas, com dois gols e duas assistências. No time alemão, até o momento, a mudança deu resultado, e Coutinho é muito mais participativo para o jogo e para o esquema de Niko Kovac.

Protagonismo

No Barcelona, Coutinho chegou como a maior contratação da história do clube, o que daria a entender que o brasileiro seria protagonista da equipe, mas não foi o que aconteceu. Ao lado de Messi e Suárez, Coutinho acabou sendo ofuscado e perdeu seu status de estrela da equipe, amargando a reserva em parte dos jogos.

Já no Bayern, com as saídas de Robben e Ribery, Coutinho assumiu o papel de protagonista da equipe, mesmo sendo contratado por empréstimo. O brasileiro já vestiu a camisa 10 e é considerado um dos grandes nomes da equipe, ao lado de Lewandowski, Gnabry e Thomas Müller.

Bayern de Munique