Topo

'Ponto forte de volta': Palmeiras fica perto de 400 minutos sem levar gol

23/09/2019 08h00

A quarta vitória seguida do Palmeiras, com a manutenção dos 100% de aproveitamento sob o comando de Mano Menezes, veio com um acréscimo: o triunfo por 1 a 0 sobre o Fortaleza, no Ceará, marcou a terceira partida consecutiva sem sofrer gol. Contando os acréscimos, a equipe completou exatamente 374 minutos com a defesa imbatível.

- Estamos muito felizes. O ponto forte do Palmeiras sempre foi a defesa, desde o ano passado. Estávamos tomando mais gols do que o normal, mas, agora, as coisas voltaram a se encaixar bem, com a defesa se portando muito bem. Precisamos nos preparar bem para nos manter lá na frente, porque o segundo turno tende a ser mais difícil - comemorou o goleiro Weverton.

A força da defesa era uma marca com Luiz Felipe Scolari. No ano passado, o título brasileiro veio com 26 gols sofridos em 38 rodadas, sendo o time com melhor desempenho no quesito. No primeiro semestre, ainda com o técnico, o Verdão chegou a ficar sete partidas consecutivas sem ter as redes balançadas, com destaque para a dupla Luan e Gustavo Gómez, que permaneceram imbatíveis por mais de 1000 minutos quando atuaram juntos.

Após a Copa América, em meio à queda de rendimento geral, a equipe perdeu essa força. Mas, com Mano Menezes, só sofreu gol na estreia, quando Rafael Vaz abriu o placar para o Goiás, aos 20 minutos do primeiro tempo. Depois disso, a defesa permaneceu imbatível nos 85 minutos seguintes do jogo em Goiânia, que terminou 2 a 1 para o Palmeiras, nos 93 minutos do 3 a 0 diante do Fluminense, nos 97 minutos do 1 a 0 contra o Cruzeiro, sendo esses dois últimos no Allianz Parque, e nos 99 minutos do 1 a 0 sobre o Fortaleza.

Ao lado dos laterais Marcos Rocha e Diogo Barbosa, Vitor Hugo é o único do sistema defensivo que esteve em campo durante todos esses 400 minutos sem sofrer gol. E dá crédito a todos os colegas, não apenas por ajudarem na marcação, mas por manterem a calma mesmo em momentos de pressão, como ocorreu, principalmente, no segundo tempo deste domingo, no Castelão.

- Isso se deve ao empenho de todos. O time está se entregando, se doando bem, principalmente nos momentos de dificuldade durante o jogo, com cabeça fresca e tranquilidade para defender bem. Graças a Deus, conseguimos segurar os caras. Fico feliz pela vitória. É continuar assim, que as coisas continuem bem - declarou o camisa 4.

O Palmeiras volta a campo na quinta-feira, às 19h15, para enfrentar o CSA, no Pacaembu, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro - o Allianz Parque não pode ser utilizado por estar à disposição de eventos musicais. O Verdão chegou aos 42 pontos, a três do Flamengo, que lidera a competição.