Topo

Sem Pato, média de gols do São Paulo cai significativamente no Brasileirão

Alexandre Pato na partida entre Fluminense x São Paulo pelo Campeonato Brasileiro - Thiago Ribeiro/AGIF
Alexandre Pato na partida entre Fluminense x São Paulo pelo Campeonato Brasileiro Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

20/09/2019 07h00

O ataque do São Paulo não é um grande sucesso nesta temporada. Entre os piores da Série A durante quase todo este ano, o setor tem sofrido com desfalques e terá mais um neste sábado, contra o Botafogo, justamente aquele que tem impacto direto nos números do time: Alexandre Pato, artilheiro são-paulino no Brasileirão. Sem ele, a média da equipe cai significativamente.

Após longa negociação que travou uma batalha fora de campo com o rival Palmeiras, o camisa 7 chegou ao Tricolor para fazer a diferença no ataque. Se ainda não atendeu a todas as expectativas, é fato que ele se tornou o principal goleador do clube neste período. Em 13 jogos no campeonato, foram cinco gols marcados, o que o fez estar no topo da lista de artilheiros do time no ano.

O impacto de Pato, porém, não fica apenas nos gols marcados, nem nas assistências. Se pegarmos os números do São Paulo com ele e sem ele em campo, veremos uma diferença significativa na média de tentos anotados. Até aqui, o atacante fez 13 das 19 partidas são-paulinas no Brasileiro. Nesse recorte, o time balançou a rede 18 vezes, ou seja, média de 1,38 por duelo.

Sem Pato, no entanto, esse índice cai drasticamente para quase um terço. São seis jogos sem o camisa 7 e apenas três gols marcados, média de 0,5 gol por jogo, em outras palavras, anota um tento a cada duas partidas. Para uma equipe que já tem dificuldades no quesito "marcar gols", o desfalque será bastante sentido por Cuca e sua comissão técnica.

No último jogo antes de se machucar da primeira vez, Pato enfrentou o Santos e marcou dois gols. De lá para cá, com exceção do duelo com o CSA, que marcou o retorno do atacante, o Tricolor fez cinco partidas e balançou a rede apenas duas vezes em duas vitórias, contra o Ceará (1 a 0) e contra o Athletico-PR (1 a 0). De resto, foram duas derrotas (Vasco e Inter) e um empate (Grêmio).

Em outro confronto em que Alexandre Pato ficou fora, contra o Fortaleza, em maio, a vitória no Castelão foi apenas por 1 a 0, gol de Hernanes. Agora, contra o Botafogo, neste sábado, isso volta a acontecer. A missão de anotar os tentos ficará a cargo de outros atacantes, como Pablo (que também tem cinco gols no ano), Everton e Antony, que formarão o trio ofensivo no Nilton Santos.

O São Paulo treina nesta manhã, no CT do Fluminense, em preparação para enfrentar o Bota, às 11h, no Rio de Janeiro, pela 20ª rodada do Brasileirão-2019, a primeira do segundo turno. Neste momento, o Tricolor ocupa a sexta posição na tabela, com 32 pontos, dez a menos do que o líder Flamengo.

São Paulo no Brasileirão:

Com Pato: 18 gols em 13 jogos (1,38 gol por jogo)

Sem Pato: 3 gols em 6 jogos (0,5 gol por jogo)